Como saber se a caixa de som é boa?

Perguntado por: emello . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

No geral, é interessante escolher aquelas com som estéreo e potência mínima de 5W RMS. As caixas de som costumam ter entre 3 a 25W RMS de potência. Este valor indica o quanto você consegue aumentar o som sem haver perda de qualidade, como distorção ou ruídos.

Algumas caixas vêm com a potência em PMPO, mas esse é um número que não mostra o quão potente ela é, viu? O volume de resposta, ou rendimento, vem em DB, ou decibéis. Isso significa o nível da altura do volume, ou seja, quanto ele alcança!

Para ficar claro, watt é a unidade que afere valor de potência elétrica, seja ela mínima, média (RMS) ou máxima (pico/PMPO) e apenas isto.

A potência RMS (Root Mean Square, ou Raiz Média Quadrada) é um cálculo matemático capaz de identificar e aferir a potência elétrica real de qualquer aparelho, aparecendo em Watts (W) nas especificações técnicas dos equipamentos.

Em aparelhos de áudio, essa potência é dada em Watts RMS, que representam a potência média que o aparelho pode apresentar com baixo nível de distorção harmônica, em explicação simples. Normalmente, caixas de som seguem certos padrões de potência média, indo de 3 a 40 W RMS.

Caixas de som mais vendidas da JBL em 2022: JBL Boombox 2
A primeira dessa lista não poderia ser outra, a JBL Boombox 2 foi um sucesso de vendas no nosso site.

A potência de uma caixa de som varia muito, podendo ir de 5W a 2.000W dependendo do tamanho e da função de uso do aparelho. A qualidade de um equipamento também vai depender de outras questões, como os alto-falantes que algumas caixas possuem embutidos.

Uma boa potência nominal para uma caixinha portátil é a partir de 6 watts RMS, para que seja possível ouvir detalhes da música com clareza, sem estourar nem distorcer, com um volume relativamente alto.

Melhores caixas de som custo-benefício para comprar online

  • Caixa de Som Amplificada – Mondial. ...
  • Caixa de Som Bluetooth – Ultimate Ears. ...
  • Caixa de Som Speaker Move – Multilaser. ...
  • Caixa de Som Bluetooth – JBL. ...
  • Caixa de Monster Sound – Mondial. ...
  • Caixa de Som Amplificada – Mondial. ...
  • Caixa de Som Bluetooth PartyBox – JBL.

A caixa de som bluetooth Ultimate Ears é a que apresenta o melhor custo benefício entre todas do mercado e se torna um aparelho de reprodução sonora que vale a pena.

Definitivamente, um amplificador de 1000 watts (PMPO) pode ser equivalente a um outro de 350W (RMS), 250W (RMS) ou até 100W (RMS), se esses amplificadores passarem pelo mesmo procedimento de medida deste fabricante.

Frequência. As variações das frequências, faixas mínima e máxima, fazem uma grande diferença na acústica da sua caixinha. O fato é que estes valores determinam o desempenho da caixa de som para sons graves, médios ou agudos.

Desenvolvido com a mais alta tecnologia, o DS 4000×4 é um versátil amplificador de 4000 Watts distribuídos em 4 canais de 1000 Watts RMS que podem ser conectados em bridge.

Médio E912h Special 900W Rms 6 Ohms E912H Special é um Woofer de 12 polegadas com potência de 900W Rms e impedância de 6 Ohms.

- Potência máxima total (dos dois canais) em 4 Ohms: 400W RMS (200W por canal);

Ele indica a potência real dos aparelhos. É o método padronizado e forma adotada pelos fabricantes em todo o mundo para especificar a potência máxima que suportam funcionar por bastante tempo de reprodução com o nível mínimo de distorção.

Desse modo, não há um padrão para as medidas do PMPO, trazendo valores de 1x até 10x maiores que o RMS.

Já a potência RMS, sigla em inglês de “root mean square” ou potência média quadrática, diz respeito à potência média que os amplificadores e caixas podem atingir durante uma extensa faixa de tempo.