Qual a potência de uma caixa de som boa?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Para eventos em espaços pequenos e fechados, uma caixa de som com potência de 50 a 100 W deve ser suficiente. Eventos de médio porte devem se dar bem com aparelhos de 100 a 200 W. No caso de festas maiores e ao ar livre, uma caixa de som com no mínimo 200W é o recomendável.

Ele pode ser relacionada ao volume do aparelho e representa a potência máxima que esse equipamento pode apresentar sem que haja distorção sonora. Então quanto maior a quantidade de W da caixa de som, por exemplo, maior o ambiente que ela vai conseguir cobrir, por ter um volume mais alto.

A potência de 30W em uma caixa de som significa que o aparelho é capaz de produzir um nível de som médio com baixa distorção harmônica. Essa potência é medida em Watts RMS, que representa a potência média que a caixa de som pode apresentar.

Para ficar claro, watt é a unidade que afere valor de potência elétrica, seja ela mínima, média (RMS) ou máxima (pico/PMPO) e apenas isto.

1º - Caixa de som ativa JBL EON615
A nova caixa de som ativa da JBL EON615 é um verdadeiro avanço em tecnologia. Desenvolvida especialmente para entregar o melhor som em qualquer aplicação portátil, conta com conectividade bluetooth, não apenas para reprodução de som, mas também para equalização.

O ideal é que o amplificador tenha o dobro de potência que o alto-falante consegue aguentar. Se o alto-falante tiver 800 Watts RMS, por exemplo, o amplificador deve ter 1600 Watts RMS.

Caixas de som mais vendidas da JBL em 2022: JBL Boombox 2
A primeira dessa lista não poderia ser outra, a JBL Boombox 2 foi um sucesso de vendas no nosso site.

Em aparelhos de áudio, essa potência é dada em Watts RMS, que representam a potência média que o aparelho pode apresentar com baixo nível de distorção harmônica, em explicação simples. Normalmente, caixas de som seguem certos padrões de potência média, indo de 3 a 40 W RMS.

Ele indica a potência real dos aparelhos. É o método padronizado e forma adotada pelos fabricantes em todo o mundo para especificar a potência máxima que suportam funcionar por bastante tempo de reprodução com o nível mínimo de distorção.

Definitivamente, um amplificador de 1000 watts (PMPO) pode ser equivalente a um outro de 350W (RMS), 250W (RMS) ou até 100W (RMS), se esses amplificadores passarem pelo mesmo procedimento de medida deste fabricante.

Um equipamento com cerca de 200 watts de potência tende a ser suficiente para ambientes com festas pequenas ou karaokês. Modelos com 100 watts vão ajudar a sonorizar ambientes pequenos, enquanto aparelhos com cerca de 500 watts já dão conta de grandes eventos.

- Potência máxima total (dos dois canais) em 4 Ohms: 400W RMS (200W por canal);

JBL PartyBox 100

Qual é a JBL mais potente? A melhor caixa dessa categoria é a JBL PartyBox 100, com incríveis 1100 Watts. Para quem busca um som potente, com toda certeza não vai se decepcionar ao escolher essa opção.

O Watt (W), por exemplo, é uma medida de potência. Quando, por exemplo, você vê em uma embalagem de uma lâmpada que ela é de 100W ou uma geladeira 300W, significa a potência consumida pelo produto. O termo kW, nada mais é que a forma de medir 1000W de potência, ou seja, 1kW (quilowatt) equivale a 1000W.

A potência RMS (Root Mean Square, ou Raiz Média Quadrada) é um cálculo matemático capaz de identificar e aferir a potência elétrica real de qualquer aparelho, aparecendo em Watts (W) nas especificações técnicas dos equipamentos.

Como saber se o volume alto danificou as caixas de som? O primeiro indício é o som perder nitidez (ficar com ruído) quanto mais alto; isso vale para aparelhos de som tradicionais, caixas de som de computador, alto-falantes do notebook ou celular, caixa Bluetooth, Soundbar ou fone de ouvido.

Desenvolvido com a mais alta tecnologia, o DS 4000×4 é um versátil amplificador de 4000 Watts distribuídos em 4 canais de 1000 Watts RMS que podem ser conectados em bridge.

Melhores Caixas de Som Amplificadas e Custo Benefício de 2023

  • 1º – JBL PartyBox 1000. Prós: Contras:
  • 2º – Philco PCX20000 1800W. Prós: Contras:
  • 3º – Amvox ACA 550 Strondo II. Prós: Contras:
  • 4º – JBL Ativa EON615. Prós: ...
  • 5º – Mondial Thunder VI. Prós: ...
  • 6º – Mondial Connect Power II. Prós: ...
  • 7º – Exbom Amplificada Mini. Prós:

A caixa de som bluetooth Ultimate Ears é a que apresenta o melhor custo benefício entre todas do mercado e se torna um aparelho de reprodução sonora que vale a pena.

Melhores caixas de som custo-benefício para comprar online

  • Caixa de Som Amplificada – Mondial. ...
  • Caixa de Som Bluetooth – Ultimate Ears. ...
  • Caixa de Som Speaker Move – Multilaser. ...
  • Caixa de Som Bluetooth – JBL. ...
  • Caixa de Monster Sound – Mondial. ...
  • Caixa de Som Amplificada – Mondial. ...
  • Caixa de Som Bluetooth PartyBox – JBL.