Como saber se a cicatriz vai virar queloide?

Perguntado por: dlessa . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Os principais sinais e sintomas de um queloide podem ser notados a olho nu. As lesões que estão sobre o local do ferimento apresentam-se como protuberâncias salientes, endurecidas e com superfície lisa e avermelhada, escuras ou rosadas. Elas costumam ser mais comuns na região dos ombros, tórax, orelhas e face.

Sua formação acontece normalmente de 3 a 4 semanas após o processo de cicatrização se iniciar, e pode surgir depois dos 3 e 4 meses em quadros específicos.

Como posso descobrir se minha pele desenvolve queloides? A médica explica que não há nenhum tipo de exame capaz de detectar o problema. “A pessoa só descobre a tendência depois que faz alguma cirugia, ou perfuração, por exemplo”.

Para isso, basta tomar algumas medidas simples. São elas:

  1. Converse com o seu médico. ...
  2. Faça as consultas pós-operatórias conforme o indicado. ...
  3. Evite esforço físico. ...
  4. Cuidado com os curativos. ...
  5. Não deixe de usar a cinta, malha cirúrgica ou fita de silicone.

Prevenção. “Para prevenir a formação de um queloide durante uma cicatrização, é importante utilizar protetor solar diariamente, além de proteger a região afetada do sol e usar cremes específicos”, recomenda a dermatologista Camila Meccia.

“Geralmente há uma tendência familiar, genética para este distúrbio na cicatrização. Os quelóides podem aparecer em todos os tipos de pele, mas é mais comum nas peles com maior pigmentação”, esclareceu.

Queimaduras e lesões que demoram a cicatrizar são aquelas com maior risco de formação de queloides.

Pele morena: risco 15 vezes maior
A prevalência do desenvolvimento de cicatrizes patológicas em pessoas de pele morena é 15 vezes maior quando comparada às pessoas com a pele menos pigmentada. Pode afetar homens e mulheres, sendo que é mais comum entre os 10 e os 30 anos de idade.

É possível tratar o queloide durante o estágio de cicatrização, antes que ela se forme, mas após a formação é impossível diminuí-la. As principais ferramentas de tratamento para essas cicatrizes são: fitas de silicone, pomadas, aplicação de corticóides e betaterapia.

Sim, os queloides podem se formar não só depois de uma cirurgia, como também de um corte, uma queimadura, catapora, tatuagem, orelha furada ou piercing e mesmo de uma acne mais complicada. Resumindo: de qualquer quadro que possa dar origem a uma cicatriz.

Formas de prevenir e tratar as queloides

  1. Uso de pomadas e cremes com corticoides, seguindo prescrição e orientação médica;
  2. Crioterapia, muito eficaz para reduzir os tamanhos das queloides;
  3. Tratamento a laser, que pode ajudar a reduzir a altura e a pigmentação da cicatriz queloidiana;
  4. Curativos à base de silicone, etc.

Pomadas para queloide
Essas pomadas e cremes podem conter sulfato de cobre e zinco, fibrinolisina ou desoximetasona, por exemplo, e devem ser prescritas por um dermatologista. As principais pomadas são Cicatricure gel, Contractubex, Skimatix ultra, C-Kaderm e Kelo Cote.

Confira as melhores opções de pomadas para reduzir queloide:

  • Contractubex. A Contractubex é uma pomada na forma de gel, indicada para o tratamento ou prevenção da formação de cicatrizes e quelóides após cirurgias ou queimaduras, piercings ou acidentes, por exemplo. ...
  • Kelo-cote. ...
  • Cicatricure gel. ...
  • C-Kaderm. ...
  • Celacyn hidrogel.

Após 15 dias e estando as cicatrizes secas, poderá aplicar pomadas que ajudam no aspecto da cicatriz (C-Kaderm, Cicatricure, Contractubex, Kelocote, Renopel) 1 x a noite por 2 meses.

As 6 melhores pomadas para cicatriz

  1. Alantoína. A alantoína é uma substância natural que pode ser obtida de uma planta chamada “confrei”. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Alicina. ...
  4. Gel de extrato de cebola. ...
  5. Adapaleno. ...
  6. Óleo de rosa mosqueta.

A cirurgia para tirar queloide da orelha custa a partir de R$ 4.830,50 na cidade de São Paulo (Janeiro/2023).

Continuar lendo O que gera a queloide?