O que gera a queloide?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Depois de um corte, um machucado, uma cirurgia ou queimadura, a reação da pele é formar um novo tecido para curar a ferida. O problema é que nem sempre a cicatriz que fica é lisa, fina e discreta. Pode ocorrer um crescimento anormal do tecido na cicatriz, formando o queloide.

Os quelóides tendem sim a aumentar em tamanho com o passar do tempo. São formados por colágeno desorganizado, e a tendência para seu surgimento é genética. Quanto mais precoce for o tratamento melhores serão os resultados. O período de formação e aumento de um quelóide pode durar até dois anos.

Indivíduos com pigmentação mais escura, pessoas negras e pessoas asiáticas são mais propensos a desenvolver queloides. A frequência de queloides em pessoas com pele mais pigmentada é 15 vezes maior do que em pessoas com pele menos pigmentada.

Os tratamentos de queloides visam melhorar o aspecto da pele, os mais comuns são cremes para suavizar a cicatriz e diminuir a protuberância, procedimentos estéticos como laser e, em último caso, cirurgia para remoção da queloide.

Os quelóides podem crescer por muitos meses antes de diminuírem o ritmo. E ainda podem voltar a crescer rápido mesmo depojs de um tempo "estabilizado".

Experimente a crioterapia para tratar queloides recentes.
A crioterapia diminui o problema, mas também pode escurecer a região da pele onde ele surgiu.

Formas de prevenir e tratar as queloides

  1. Uso de pomadas e cremes com corticoides, seguindo prescrição e orientação médica;
  2. Crioterapia, muito eficaz para reduzir os tamanhos das queloides;
  3. Tratamento a laser, que pode ajudar a reduzir a altura e a pigmentação da cicatriz queloidiana;
  4. Curativos à base de silicone, etc.

Existem alguns mitos populares sobre a perfuração do queloide, mas a dermatologista não recomenda estourar: “mas pode sair uma secreção esbranquiçada de forma espontânea”. Quando o local de uma cicatriz está infeccionado, o inchaço se espalha por toda a região, gerando muita dor e eventualmente liberação de pus.

É recomendado? De acordo com a dermatologista Fabiana Seidl, não. “O ideal é que não seja feito nenhum piercing ou tatuagem em cima de um processo inflamatório ou quelóide/ cicatriz hipertrófica”, diz.

Confira as melhores opções de pomadas para reduzir queloide:

  • Contractubex. A Contractubex é uma pomada na forma de gel, indicada para o tratamento ou prevenção da formação de cicatrizes e quelóides após cirurgias ou queimaduras, piercings ou acidentes, por exemplo. ...
  • Kelo-cote. ...
  • Cicatricure gel. ...
  • C-Kaderm. ...
  • Celacyn hidrogel.

Pode ocorrer um crescimento anormal do tecido na cicatriz, formando o queloide. É uma alteração benigna, portanto sem risco para a saúde, na qual ocorre uma perda dos mecanismos de controle que normalmente regulam o equilíbrio do reparo e regeneração de tecidos.

A cirurgia para tirar queloide da orelha custa a partir de R$ 4.830,50 na cidade de São Paulo (Janeiro/2023).

Os queloides crescem sem respeitar os limites da ferida original. Algumas pessoas têm queixas de dor, coceira leve ou uma sensação de queimação ao redor da cicatriz. Dependendo do local afetado também pode ocorrer limitação do movimento ou dor na movimentação.

Quais os sintomas de um queloide? Um queloide se manifesta em cicatrizes com relevo e muda a tonalidade da pele no local afetado para vermelho ou castanho. Em alguns casos, pode se transformar em um nódulo na pele, similar a um calombo.

Como posso descobrir se minha pele desenvolve queloides? A médica explica que não há nenhum tipo de exame capaz de detectar o problema. “A pessoa só descobre a tendência depois que faz alguma cirugia, ou perfuração, por exemplo”.

O tratamento para queloide na orelha, de tamanho pequena, pode ser feito com laser, uso de injeções de corticoide ou por compressão. Em cicatrizes maiores pode ser indicado o tratamento cirúrgico. Após o tratamento cirúrgico, para não ter recidiva do problema, pode ser indicado radiação.

O tratamento de quelóides também são realizados pelo SUS. Se não possui condições financeiras, procure um serviço público de saúde para tratamento. A chance de obter sucesso com tratamento caseiro é ZERO, além do risco grande de piora a lesão que já não está legal.

Remédios caseiros
Esmague três aspirinas e as misture com água, formando uma pasta. Aplique no local da queloide por uma ou duas horas, depois enxágue. Repetir todos os dias até ela ser curada.

Sabe aquela cicatriz que fica grossa, alta, coça muito e tem uma coloração diferente das outras? Ela pode ser um queloide, problema estético provocado por uma produção exagerada de fibras de colágeno durante o processo de cicatrização, que causa dor e coceira.