Como é o início de queloide?

Perguntado por: aboaventura . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Os principais sinais e sintomas de um queloide podem ser notados a olho nu. As lesões que estão sobre o local do ferimento apresentam-se como protuberâncias salientes, endurecidas e com superfície lisa e avermelhada, escuras ou rosadas. Elas costumam ser mais comuns na região dos ombros, tórax, orelhas e face.

Tratamento Queloide
Podem ser utilizadas técnicas combinadas, como infiltração intralesional de medicamentos, crioterapia, placas de silicone, laser até remoção cirúrgica. Somente um dermatologista pode dizer qual o tratamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração.

“Na infecção, o inchaço se espalha por toda a região, acompanhado de muita dor e eventualmente liberação de pus no local da perfuração. Ainda podem ocorrer febre e enjoos, o que não é o caso do queloide”.

Sua formação acontece normalmente de 3 a 4 semanas após o processo de cicatrização se iniciar, e pode surgir depois dos 3 e 4 meses em quadros específicos.

Prevenção. “Para prevenir a formação de um queloide durante uma cicatrização, é importante utilizar protetor solar diariamente, além de proteger a região afetada do sol e usar cremes específicos”, recomenda a dermatologista Camila Meccia.

A queloide é uma marca que surge após um processo de cicatrização e, segundo a dermatologista Daniela Pimentel, de São Paulo, tem como características a grande espessura, endurecimento, cor avermelhada e pode apresentar coceira ou dor.

“Geralmente há uma tendência familiar, genética para este distúrbio na cicatrização. Os quelóides podem aparecer em todos os tipos de pele, mas é mais comum nas peles com maior pigmentação”, esclareceu.

Formas de prevenir e tratar as queloides

  1. Uso de pomadas e cremes com corticoides, seguindo prescrição e orientação médica;
  2. Crioterapia, muito eficaz para reduzir os tamanhos das queloides;
  3. Tratamento a laser, que pode ajudar a reduzir a altura e a pigmentação da cicatriz queloidiana;
  4. Curativos à base de silicone, etc.

É possível ter queloide no piercing? O uso de piercings está entre as principais causas do aparecimento de queloides. Isso porque a perfuração resulta em uma ferida, e com a ação natural do organismo de cicatrizar aquela lesão, a queloide – que nada mais é do que uma formação tecidual em excesso – aparece.

Confira as melhores opções de pomadas para reduzir queloide:

  • Contractubex. A Contractubex é uma pomada na forma de gel, indicada para o tratamento ou prevenção da formação de cicatrizes e quelóides após cirurgias ou queimaduras, piercings ou acidentes, por exemplo. ...
  • Kelo-cote. ...
  • Cicatricure gel. ...
  • C-Kaderm. ...
  • Celacyn hidrogel.

Uma das principais diferenças entre granuloma e queloide está na aparência de cada uma. A primeira são nódulos doloridos e inflamados de textura esponjosa, que podem até sangrar. Enquanto o segundo é indolor, porém é maior, mais disforme e escuro.

Textura diferente — a queloide tem a textura mais macia e pastosa.

Queloide tem algum perigo? O queloide não apresenta nenhum risco. Em alguns casos, pode causar um pouco de coceira ou um leve incômodo na região da cicatriz. Dependendo do tamanho e localização, pode também gerar desconfortos durante a movimentação na região.

O queloide
O primeiro passo a que devemos nos atentar numa cicatriz pós-cirúrgica é se foi desenvolvido queloide ou se é apenas uma cicatriz hipertrófica. Ambos são muito parecidos em sua composição. Eles crescem acima do comum, ficam avermelhados, causam muita coceira e também doem.

Experimente a crioterapia para tratar queloides recentes.
A crioterapia diminui o problema, mas também pode escurecer a região da pele onde ele surgiu.

Aplique o vinagre de maçã na região afetada e massageie com suavidade durante 2 minutos. 1)As pomadas para queloide são a melhor opção de tratamento, pois ajudam a alisar e disfarçar a cicatriz. As principais pomadas para queloide são Cicatricure gel, Contractubex, Skimatix ultra, C-Kaderm e Kelo Cote.

Os queloides crescem sem respeitar os limites da ferida original. Algumas pessoas têm queixas de dor, coceira leve ou uma sensação de queimação ao redor da cicatriz. Dependendo do local afetado também pode ocorrer limitação do movimento ou dor na movimentação.

Em primeiro lugar, deve-se retirar o piercing de imediato! Estes sintomas (dor e prurido) são muito comuns nos quelóides e geralmente indicam atividade inflamatória elevada. Pomadas de corticóide podem aliviar os sintomas mas dificilmente vão regredir a lesão (quando usadas isoladamente).

A cirurgia para tirar queloide da orelha custa a partir de R$ 4.830,50 na cidade de São Paulo (Janeiro/2023).

São chamados de “queloides espontâneos” e ocorrem mais no tórax, colo, pescoço, ombros, braços e orelhas, mas outros locais podem ser afetados. Sintomas: Os queloides crescem sem respeitar os limites da ferida original. Algumas pessoas têm queixas de dor, coceira leve ou uma sensação de queimação ao redor da cicatriz.

Olá! Os quelóides podem crescer por muitos meses antes de diminuírem o ritmo. E ainda podem voltar a crescer rápido mesmo depojs de um tempo "estabilizado". Infelizmente a possibilidade dele começar a baixar (se for realmente quelóide) é muito pequena, é mais provável que ele cresça.