Como saber se o bebê tem olhos claros?

Perguntado por: baraujo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Bebês de pele clara costumam nascer com olhos acinzentados ou azuis porque a produção de melanina ainda é muito pequena ao nascimento. Somente a partir dos 3 a 6 meses de idade é que o olho do bebê já possuirá melanina suficiente para que ele tenha uma cor semelhante à cor que terá ao longo da sua vida.

Por volta dos 6 meses de idade a cor dos olhos vai se definindo. Em geral esse é o tempo que ocorre grande migração de melanócitos no organismo e a criança vai pigmentando como um todo, inclusive os olhos.

De que cor ficarão os olhos cinzentos do meu bebê? Ao nascer, os olhos de sua filhinha podem ser cinza ou azul devido à falta de pigmento. Uma vez exposto à luz, a cor dos olhos provavelmente mudará para azul, verde, castanho ou marrom entre 6 meses e 1 ano de idade.

Um dos pais com olhos castanhos e um dos pais com olhos verdes: 50% de chance de um bebê de olhos castanhos, 37,5% de chance de olhos verdes, 12,5% de chance de olhos azuis.

Cinza ou olhos azuis no nascimento
Quando seu bebê nasce, seus olhos estarão cinzentos ou azuis, como os melanócitos respondem à luz, e ele passou toda a sua vida no escuro.

Peixe. Comer peixe auxilia a mudar a cor dos olhos, sobretudo, em função de seus nutrientes, vitaminas e, claro, seus minerais. Seu alto teor de complexo B faz a diferença para clarear a íris de seus olhos.

“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.

“Quem manda na cor dos olhos é a carga genética! Pais de olhos escuros podem ter filhos de olhos claros se algum antepassado tiver olhos claros, assim como pais de olhos claros podem ter filhos com olhos escuros”, afirma a especialista da CERPO Dra. Márcia Ferrari Perez.

Se os pais tiverem ambos olhos castanhos, é natural que os seus filhos tenham a mesma cor. Contudo, pode acontecer haver uma influência genética de um antepassado e a criança “herdar” uma cor diferente. Se a presença de melanina na íris for reduzida, o bebê terá olhos azuis.

Uma forma bastante subjetiva de avaliar a cor dos olhos de recém-nascidos é examinar a criança em um quarto escuro e iluminar um dos olhos com uma lanterninha pela lateral, dessa forma a incidência da luz não interfere tanto na cor da íris.

É rápido, sem dor, e é feito iluminando os olhos do recém-nascido por meio de um aparelho chamado oftalmoscópio, sem a necessidade de colírios. É importante que se repita o teste do olhinho regularmente até os 5 anos.

A única maneira de ter olhos azuis é herdando duas cópias do gene dos olhos azuis. No entanto, pais de olhos castanhos podem transmitir um gene recessivo de olhos azuis. Portanto, dois parceiros de olhos castanhos podem dar à luz um bebê de olhos azuis.

Uma pesquisa da Universidade de Pádua na Itália apontou que na realidade os pequenos têm chances iguais de se parecerem tanto com o pai quanto com a mãe. A pesquisa também observou que em cerca de 20% dos casos, os pequenos no primeiro ano de vida não se parecem muito nem com o pai e nem com a mãe!

A cor dos olhos, então, é definida pela genética e ocorre quando vários pares de genes interagem para determinar uma característica, fenômeno esse chamado Herança Poligênica. Quando essa interação entre os genes acontece, diversas proteínas são produzidas, determinando assim quanta melanina a íris receberá.

Olhos verdes e azuis são considerados recessivos. Por isso, quando pai e mãe têm olhos claros, é praticamente de 100% a chance do filho também nascer com olhos claros.