Como saudar malandros?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Saudação: Salve os Malandros! Salve a Malandragem!

Tomai-nos, Zé Pelintra, sob a vossa proteção; desviai de nós os espíritos atrasados e obsessores, enviados pelos nossos inimigos encarnados e desencarnados e pelo poder das trevas. Iluminai o nosso espírito, nossa alma, nossa inteligência e o coração, abrasando-nos nas chamas do vosso amor por nosso Pai Oxalá.

Mas o que é 'Laroyê, Exu'?
"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

Malandro em geral nunca quer compromisso sério com nada é um sujeito inteligente para o mal, mal resolvido, e acreditam ser totalmente incompreendidos pelos demais. Sabe aquela frase do bonitinho não põe mesa? Isto se explica perfeitamente porque a ex deu um chute no traseiro dele.

Etimologia (origem da palavra malandra). Feminino de malandro.

Saudação a Zé Pelintra
Salve Seu Zé Pelintra! Salve os Malandros! Salve a Malandragem!

Mesmo considerado um mestre juremeiro, Zé Pilintra, ou simplesmente Seu Zé, é umas das representações mais populares das macumbas cariocas, de onde chegou aos terreiros de umbanda, tendo seu culto difundido em todo o Brasil.

Inspire fundo e, se você fuma, puxe 7 vezes a fumaça do cigarro e solte em direção à vela, sem apaga-la. Se você não fumar, queime a ponta do incenso e quando ele começar a liberar a fumaça, dê 7 sopros leves em direção à brasa, para não o apagar. Agradeça a Zé Pelintra e pode ir para a cama descansar.

Dizer ser filho de Zé, é na verdade uma expressão usada para se referir àqueles que tem uma devoção muito forte depositada nessa entidade. Ela se popularizou, assim como, tudo que envolve Zé Pelintra. Da mesma forma acontece com as afirmações “sou filho de Tupinambá” ou “Tranca Ruas é meu pai”, por exemplo.

Quando aparece no terreiro, ajuda na eliminação de energias negativas. Assim, auxilia na purificação da alma de todos os necessitados e também os ajuda a entenderem quais são os melhores caminhos que eles devem seguir – isso relacionado a qualquer tipo de assunto!

Quem se diz filho de Zé Pelintra é uma forma de expressar que tem uma devoção e identificação muito forte com essa entidade. É comum também alguns umbandistas se dizerem filhos dessa entidade porque é ela quem rege a sua mediunidade, daí criam um laço afetivo e espiritual intenso.

A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.

Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda. O site da Prefeitura de Maricá (RJ) também explica a saudação na seção "conheça os orixás" ao falar de Exu, dando mais um significado: "Laroyê Exu, Exu é Mojubá! ? significa: Olhe por mim".

Mojubá é uma palavra em iorubá que significa “o ato de louvar”, uma saudação aos ancestrais / divindades.

Por isso, oferendas com farofa, linguiça, sardinha, abóbora e outros alimentos sempre são muito bem-vindas. Além disso, por causa de seu lado boêmio, uma cerveja bem gelada cai muito bem e agrada bastante a entidade. Nesse cenário, velas, cigarros, jogos e moedas também satisfazem Zé Pilintra.

Guardiões astrais que trabalham na esquerda das religiões afro brasileiras, como a umbanda e candomblé. Costumam trabalhar com cargas mais densas policiando os planos astrais.

É boêmio, vive de pequenos golpes, aprecia rodas de samba e não acredita no trabalho como um modo de vida; no entanto, é sensível e sentimental, além de galante, cavalheiro e um amante invejável. Obviamente, não existe uma "teoria da malandragem" que sustente e justifique ideologicamente esse comportamento típico.

Malandragem é ter a criatividade de não bater de frente. Desviar, se proteger. Não chorar como um triste bebezão achando que nada pode fazer. Saber ser elástico, plástico, se moldar e remoldar.