Como se chama moleque na Bahia?

Perguntado por: opereira6 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Usa-se para referir a uma pessoa do sexo masculino preferencialmente jovem, da mesma forma em que em outros estados se usa "menino", "garoto", "piá", "moleque" e "guri". Na Bahia pode ser usado a palavra "pivete" para se obter o mesmo sentido.

O termo "guri", assim como várias outras palavras, fazem parte do dialeto do gaúcho, indivíduo natural dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná, na região sul do Brasil.

Curumim e cunhatã
“Curimim” vem do tupi “kunumim” (menino). No norte do país, é comum usá-la para se referir às crianças indígenas. Já para as meninas, o termo que se usa é “cunhatã”.

Significado de Moleque
[Pejorativo] Pessoa que não merece confiança; quem é canalha; vil. Pessoa que gosta de fazer graça; quem é engraçado. adjetivo Que faz brincadeiras; brincalhão: meu marido é um moleque!

Moloque, Moloc ou Moloch é o deus ao qual os amonitas, uma etnia de Canaã (povos presentes na península arábica e na região do Oriente Médio), cultuavam. Também é o nome de um demônio na tradição cristã e cabalística.

Baba – (masc.) Racha, pelada, jogo amador de futebol. Badogue – Estilingue.

a Bahia não se usa dizer papai ou mamãe, diz-se “meu pai”, “minha mãe” e, o que é mais especial, diz-se “mãinha” em vez de “mãezinha” e “painho” em vez de paizinho.

[Regionalismo: Nordeste] Designação vulgar do órgão genital masculino; pênis.

A gíria piá significa menino ou garoto.

Os principais resultados observados indicam que as variantes apresentam comportamento distinto nas três regiões: (i) a variante “menino” apresenta distribuição homogênea nos dez estados; (ii) as formas lexicais “guri” e “piá” possuem distribuição heterogênea na região Sul; (iii) as variantes de etimologia indígena (“ ...

variante menina apresenta distribuição homogênea nos dez estados; (ii) a forma lexical guria possui distribuição heterogênea nas regiões Centro-Oeste e Sul; (iii) a variante garota apresenta homogeneidade no Sudeste do país.

Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe.

Cabrita = Menina ou menina-moça. Caixa-dos-peito = Caixa toráxica. Cangalha = Pessoa com as pernas arqueadas. Carão = Repreensão; bronca.

Moloque vem do Grego MOLOCH, o nome de uma divindade mesopotâmica, do Hebraico MELEKH, “rei”.

Moloch significa “Rei”, em uma tradução geral para a língua portuguesa. De acordo com os relatos bíblicos, os seguidores de Moloch (ou Moloque, em português), ofereciam os seus filhos em sacrifício ao deus. Os filhos sacrificados seriam chamados de moleques.

Criança, menina, menino, garota, garoto, adolescente, rapaz, moça, jovem, ao invés de menor, moleque e outros. Isso porque o termo "menor" reproduz o conceito de incapacidade na infância, sendo estigmatizante e discriminatório - e remete ao extinto Código de Menores.

Continuar lendo Foi a Bahia ou a Bahia?