Qual é a diferença entre rapadura e pé de moleque?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

A rapadura é feita com o caldo de cana. O pé de moleque utiliza açúcar ou a rapadura e amendoim.

A versão tradicional do pé de moleque leva rapadura, amendoim e água. Para preparar, é preciso quebrar a rapadura, colocar num tacho, adicionar a água e mexer até a mistura ferver. Quando a massa começar a desgrudar do fundo, acrescente o amendoim e continue mexendo.

A rapadura tem origem no continente europeu e surgiu no século XVI. Foi uma solução criada para substituir o açúcar nas longas viagens, já que o adoçante granulado era mais perecível, pois umedecia e melava facilmente.

Consumir na forma natural, e não em preparações como paçoca ou pé de moleque, que contêm muito açúcar em sua composição. Consumindo na quantidade adequada – uma a duas colheres de sopa por dia – você terá ótimos resultados vindos do amendoim, como a redução de gordura da região abdominal.

A reforma ortográfica eliminou o tracinho dos compostos em geral por três palavras que, soltas, nada têm a ver uma com as outras. Mas, juntas, formam um terceiro vocábulo. É o caso de pé de moleque. designa parte do corpo.

Desde que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) entrou em vigor, é considerado inapropriado para designar crianças e adolescentes, pois tem sentido pejorativo.

Variações no Brasil O pé de moleque surgiu em meados do século XVI com a chegada da cana de açúcar à Capitania de São Vicente, trazida pelo navegante Martin Afonso de Souza. O pé de moleque é extremamente popular no Brasil.

Segundo ela, no começo do século XX havia muitas baianas que vendiam doces em tabuleiros, no Rio de Janeiro. Os meninos gostavam especialmente desse doce de amendoim, mas como não tinham dinheiro, furtavam das baianas e elas ralhavam com eles para não roubarem. Diziam para pedir, assim: - Pede, moleque!

Como já sabemos, essa iguaria é de origem árabe, bastante consumida na Europa – principalmente em Portugal –, mas especialmente aproveitada nas típicas festas juninas do nordeste do Brasil.

Pé De Moleque Crocante Pote 1,1kg C/ 20 Unidades - Clamel.

1 pote de pé de moleque com 54 unidades | Shopee Brasil. Receba o item que você pediu ou receba o seu dinheiro de volta.

O humorista e ator Charles Guttenberg, 57 anos, mais conhecido como Rapadura, morreu na tarde desta terça-feira (26), em Jundiaí (SP). O artista era popular por seu quadro em A Praça É Nossa, do SBT.

É importante lembrar que a rapadura não deve ser consumida em excesso, pois pode aumentar o risco de problemas como ganho de peso, diabetes, triglicerídeos e colesterol elevados.

Tipos de rapadura
A produção do doce de cana evoluiu tanto que hoje em dia é possível encontrar rapadura de doce de leite, de amendoim, de laranja, goiaba, jaca, abacaxi, coco, gengibre, gergelim, leite em pó e até mesmo de queijo.

Além da questão da elevação do peso, o consumo excessivo da rapadura pode aumentar o risco de desenvolvimento de altos níveis de triglicerídeos, colesterol e glicose no sangue. Ela também não deve ser consumida por pessoas com diabetes, colesterol alto e doenças renais.

Seu principal ingrediente, o Amendoim tem uma variedade de benefícios para a saúde como fonte de energia, previne a anemia, melhora o humor e muito mais.

Quando cozinhar até secar a água e o amendoim ficar aponto de cri-cri, sempre mexendo para não queimar, coloque o leite condensado e continuar mexendo até ponto de pé-de-moleque. Tirar às colheradas e colocar em uma forma untada depois de frio, pode guardar na geladeira.

Atualmente, a palavra “moleque” é atribuída às crianças traquinas, sapecas ou desobedientes. Também pode ser utilizada como um adjetivo para qualificar a personalidade de uma pessoa brincalhona, que faz travessuras ou que não merece muita confiança (num sentido pejorativo).

— concordam que moleque vem do quimbundo muleke, que significa 'garoto, filho pequeno'.

Significado de Moloque
substantivo masculino [Alquimia] Vaso de chumbo através do qual se fazia passar mercúrio que se queria aquecer. [Herpetologia] Gênero (Moloch) de répteis sáurios da Austrália, que têm o corpo recoberto de escamas espinhosas, as quais lhes dão um aspecto horripilante; são entretanto inofensivos.

Moloque, Moloc ou Moloch é o deus ao qual os amonitas, uma etnia de Canaã (povos presentes na península arábica e na região do Oriente Médio), cultuavam. Também é o nome de um demônio na tradição cristã e cabalística.