Como se chama o resumo de um livro?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Sinopse é uma espécie de resumo, uma síntese de uma obra literária, científica e etc. A sinopse é também chamada de sumário, pois é também uma versão mais curta de um texto original, não necessariamente um resumo.

A sinopse é um resumo que geralmente acompanha a obra original e é escrita pelo próprio autor ou por alguém envolvido na produção da obra. Além de acompanhar a obra, a sinopse costuma aparecer em materiais de divulgação, pois a sinopse é um resumo escrito com o intuito de chamar a atenção para a obra em questão.

Edição Independente e Edição Comercial
Se a capa é o primeiro contato visual do leitor com o livro, a sinopse na sua contracapa é o primeiro contato que ele terá com o seu conteúdo e o ponto-chave que pode induzi-lo a querer ler o livro. O prefácio pode ter deixado de ser usual, mas não perdeu seu valor.

A palavra epílogo também é oriunda do grego epílogos, epilogus, pelo latim, que significa conclusão, sendo a denominação dada a uma parte final de um texto – uma obra literária ou dramática. No epílogo é feito um resumo final das ideias expostas.

Estrutura do livro. Elementos externos – Marcador, sobrecapa, capa (composta de quatro partes denominadas de primeira, segunda, terceira e quarta capas), lombada, orelhas, guarda, miolo e errata.

Para entender melhor o conceito de resumo, veja três modelos de resumo nos artigos: Resumo Indicativo: A Hora da estrela de Clarice Lispector. Resumo Informativo: Memórias Póstumas de Brás Cubas. Resumo Crítico: Resenha Crítica.

Como fazer uma resenha em 7 passos

  1. Identifique e apresente a obra analisada. Não deixe o leitor confuso. ...
  2. Faça um panorama inicial. ...
  3. Descreva a estrutura da obra. ...
  4. Discorra sobre conteúdo. ...
  5. Faça sua análise crítica. ...
  6. Discorra um pouco sobre o autor.

O que é uma síntese? A palavra síntese logo remete ao significado do termo. Uma síntese é um resumo que contempla as principais ideias ou a essência de algo. É possível, portanto, fazer uma síntese de um filme, de uma série, de uma novela, de um livro, de um artigo ou de um trabalho acadêmico, por exemplo.

O resumo informativo é a condensação de informação e de dados qualitativos e quantitativos de uma obra. É um dos formatos empregados nos textos acadêmicos. Já a resenha apresenta as principais informações, uma profunda descrição da obra de forma mais detalhada.

Quais são os principais tipos de resenha? Existem três tipos de resenha que podem ser empregados na hora de realizar um trabalho: a resenha descritiva, crítica e científica. Essa divisão é feita para especificar os detalhes de cada maneira de fazer a resenha, entender o texto-fonte e aprofundar a análise.

Um prefácio é o primeiro texto do livro, antes de todo o resto e que serve mais como uma introdução. O epílogo não faz parte do enredo, podendo ser escrito pelo autor ou terceiros que leram o original e precisem fazer uma introdução adequada ao leitor.

Enquanto o prólogo é parte da história, iniciando a narrativa, o prefácio funciona como uma nota do autor (ou de um convidado) explicando o conteúdo do livro ou dando sua própria opinião. Ambos são apresentados antes da narrativa principal, mas o primeiro está sempre conectado à história.

Apresentação: é o texto em que o autor apresenta a obra e a justificativa indicando a sua finalidade e as parcerias no trabalho, se houver. Deve aparecer antes do sumário e do prefácio.

Quer dizer: literalmente, prefácio significa aqui que é dito antes de uma história. Em outras palavras, é um texto que serve para contextualizar a pessoa que está lendo o texto sobre as páginas que virão em seguida.

Prefácio de um livro
Nada mais é do que o texto que antecede a história. A princípio é feito para contextualizar o leitor sobre as páginas que vêm a seguir. Como exemplo de prefácio de livro: contar sobre a experiência do autor durante a escrita e publicação da obra ou trazer opiniões sobre a escrita.

Uma prefação ou um prefácio (forma adjetiva: prefatório) é um resumo do conteúdo de um livro, exibindo exemplificações de capítulos e narrando o que está introduzido neles.

A palavra epígrafe possui origem grega e quer dizer “escrever acima de”. Portanto, trata-se de um pequeno texto, sempre escrito em prosa ou verso, utilizado no início de um livro, capítulo ou artigo.

Expediente. É uma das páginas mais importantes do livro, pois contém informações dos participantes, da editora e para catalogação. Todos os créditos da obra devem ser colocados aqui, bem como as informações básicas para contato.

Um livro possui ao todo 4 capas. A tradicional capa, ou primeira capa, é o cartão de visitas do livro, onde aparecem as principais informações como: nome do livro, nome do autor, editora e elementos gráficos. A segunda capa é a parte oposta à primeira capa.

Resumo é sinônimo de "recapitulação", quando, ao final de cada capítulo de um livro é apresentado um breve texto com as ideias chave do assunto introduzido. Outros sinônimos de resumo são: sinopse, sumário, síntese, epítome e compêndio.

O resumo é um gênero textual que consiste em extrair as ideias e pontos principais de uma obra original e reproduzi-las em um novo texto mais curto e objetivo. Não se trata, portanto, de uma cópia, mas, sim, de uma síntese.