Como se escreve por isso por isso?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

A forma correta de escrita desta locução é por isso, escrita de forma separada.

A forma correta é por isso, porque a grafia porisso não existe na língua portuguesa. Veja um exemplo: Você me falou que não gostava de azul, por isso comprei a blusa branca.

As locuções por isso e por isto são formadas pela preposição por e pelos pronomes demonstrativos isso e isto. Isso é usado quando o que está a ser demonstrado está longe da pessoa que fala e perto da pessoa a quem se fala ou no tempo passado em relação à pessoa que fala.

- A vírgula deve ser usada antes das conjunções ADVERSATIVAS (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então): “Ele sempre se dedicou à empresa, porém nunca foi promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, por isso será promovido.”

1 por esse motivo, por essa razão, por causa disso, à vista disso, em vista disso, em razão disso, em função disso, diante disso, posto isto, isto posto, assim sendo, sendo assim, dado isso, desse modo, dessa maneira, dessa forma, dessarte, destarte, assim, logo, por conseguinte, portanto, então, daí, por consequência, ...

O Dicionário Houaiss igualmente classifica «por isso» como locução, sem definir o seu caráter funcional, mas atribuindo-lhe o significado de «por essa razão; por esse motivo».

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

A grafia “concerteza” está errada e não existe na língua portuguesa. O modo correto, portanto, é “com certeza”, escrito separado.

Embaixo, escrito junto, é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio em cima, que sempre é escrito separado.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Eles são variáveis em gênero e número. Os pronomes "este" (e suas variações: estes, esta, estas) e "isto" são usados para mencionar algo que está junto ou perto de quem fala. Veja alguns exemplos a seguir.

A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade. A vírgula é um sinal de pontuação muito usado na escrita, sendo responsável por indicar pequenas pausas e por separar e conectar alguns termos no enunciado.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos.