É possível terminar mesmo amando?

Perguntado por: osales4 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Nunca deixe de terminar um relacionamento por medo de ferir os sentimentos da outra pessoa. Terminar pode parecer cruel, mas ficar com alguém por quem você não sente mais nada também é. Não sugira "dar um tempo". Geralmente, um tempo é apenas uma transição para o término completo.

Há casos em que as pessoas dão voltas mas acabam por voltar à mesma relação porque o sentimento é forte. Gostar de alguém implica muitas vezes perdoar, dar oportunidades e tentar novamente. Sempre que reatamos uma relação é importante compreender o que correu menos bem, para que os mesmos erros não sejam repetidos.

Se seu(a) parceiro(a) faz a maioria dessas coisas, talvez seja hora de terminar. Ele(a) te culpa por todas as brigas? Cancela planos com você o tempo todo? Não quer te apresentar a sua família e seus amigos?

Os motivos podem ser os mais variados, desde infidelidade, brigas constantes, ciúmes, entre outros. Muitas vezes, permanecemos em um relacionamento infeliz, pelo simples fato de estarmos acomodados. Gostar, em alguns casos, pode significar sofrer.

Segundo os pesquisadores, o fim de uma relação pode levar a um estresse mental significativo: os homens já têm maiores riscos de suicídio do que as mulheres e a separação eleva as chances em quatro vezes .

É possível reconquistar um ou uma ex? Sim, ver ex-namorados voltando é a coisa mais normal do mundo. Mais ou menos metade dos casais volta em algum ponto! Então suas chances de conseguir o que quer são altas, ainda que essa segunda chance acabe não dando certo também.

Estudos científicos revelaram que a paixão dura de 12 a 48 meses. “Existe uma situação que chamamos de apaixonamento, que é se apaixonar pelo que eu projeto no outro”. Depois disso toda a ilusão que foi criada começa a ser desfeita e a pessoa começa a enxergar realmente quem é o parceiro.

Um amor verdadeiro nunca termina, mesmo que haja voltas e voltas no mundo, permanecem no mesmo lugar. O verdadeiro amor não tem final feliz, porque o amor verdadeiro nunca acaba. O amor não desfalece, não morre, nunca acaba. Mas pode ser ignorado, rejeitado, negligenciado e substituído.

Pesquisas científicas descobriram que as relações intensas de amor geram em nosso cérebro uma espécie de “raiz” ou “âncora”, que mantém nossas lembranças ativas, de maneira recorrente.

A “teoria dos 3 amores” ainda mostra que podemos ter várias paixonites ao longo da vida e até namorar e se comprometer com mais de três pessoas, mas apenas três delas são capazes de despertar esses três tipos de amores que somos capazes de experimentar.

O amor é a emoção mais complexa que o ser humano pode sentir. E seu impacto em nosso cérebro é tão intenso que é possível esquecer qualquer relação do nosso passado. O amor se vive, às vezes se perde, mas nunca se esquece: simplesmente aprendemos a viver sem esta pessoa que um dia nos fez feliz.

Dê tempo para que seu ex-namorado sinta sua falta. Não inicie o contato. Como regra geral, você deve esperar de duas a quatro semanas antes de entrar em contato com ele. Ser a primeira a entrar em contato — e ainda mais sem esperar muito tempo — vai deixá-lo com a impressão de que você está com saudades.

Assim, o mito de que a pessoa que termina um relacionamento não sofre, não é verdadeiro, já que o luto pela perda da relação é vivenciado por ambas as partes, e além disso, a pessoa que termina pode sentir culpa, um sentimento que em muitos casos é fonte de mal-estar para quem o sente.

Ela se arrepende quando se dá conta que perdeu e vai sentir sua falta. Geralmente, essa pessoa que terminou se mostra por cima, toda segura e sem abalos. No entanto, após alguns dias, ela vai se sentir vulnerável e com saudades. Como diz o ditad "é preciso perder para aprender a dar valor".

Um relacionamento tóxico envolve a tentativa de uma pessoa manipular, controlar e isolar a outra. É uma relação em que não existe vínculo de respeito, mas em que uma pessoa manda e a outra é subjugada. Em um relacionamento abusivo existe uma frequência de comportamentos, tornando-se um ciclo de abusos.

RIO — Logo após o fim de um relacionamento, as mulheres são as mais atingidas. Mas a longo prazo, os homens sofrem mais. E eles podem nunca superar a dor de uma separação. Esse foi o resultado do estudo realizado por Craig Morris, um pesquisador associado da Universidade de Binghamton.

Ele se esquiva
Ele também não vai querer suas coisas na casa dele e sempre vai te devolver caso você esqueça casualmente algo. Ele não quer fazer nada que dê a entender que o relacionamento está fazendo progresso porque, na mente dele, não há relacionamento.

7 coisas que você nunca deve tolerar em seu relacionamento

  1. Controle no relacionamento. Quando você aceita ter um relacionamento, deseja compartilhar sua vida com essa pessoa. ...
  2. Agressividade. Atenção! ...
  3. Falta de confiança. ...
  4. Chantagem emocional. ...
  5. Bullying com o seu corpo. ...
  6. Mentiras. ...
  7. Desprezo.

A Bíblia diz que há um tempo para tudo debaixo do céu, incluindo tempo para ficar triste e chorar (Eclesiastes 3:1-4). A tristeza é natural, porque você investiu no relacionamento com seu tempo e seus sentimentos. Agora essa ligação se rompeu e isso dói. Chorar não é errado.

Após ter se afastado, geralmente um homem leva cerca de uma semana para lhe procurar novamente. No entanto, esse número não é uma regra e vai variar em cada caso. Antônio explica que se é por conta de um homem que só quer curtir a vida e não está nem aí para você, provavelmente ele não volta a lhe procurar.