Como trabalhar a diversidade etnico racial em sala de aula?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 29 de abril de 2023
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Incluir em sala de aula os diversos sotaques, expressões dos povos e gírias pode contribuir para a valorização da diversidade linguístico-cultural. Além disso, esse olhar para a diversidade étnico-racial e sua riqueza ajuda os estudantes a desenvolverem o senso de pertencimento.

Desse modo, trabalhar as relações étnico-raciais na educação infantil é de extrema importância, pois é nessa fase que as crianças começam a construir sua identidade e a perceber as diferenças e semelhanças entre elas e as outras pessoas ao seu redor.

Entre as estratégias utilizadas para estimular atitudes mais inclusivas e o respeito às diferenças, destacam-se debates, brincadeiras, contação de histórias com bonecos, o reconhecimento de situações discriminatórias, bem como a incorporação de narrativas que tragam os negros como protagonistas.

Com os projetos, brincadeiras e pequenas práticas, podemos sim diminuir o preconceito no futuro o conhecimento desse tema tão rico e importante, principalmente no nosso país sendo muito diversificado tendo todas as etnias, culturas, cores e religião aprender sobre isso é essencial.

Essa é a importância da diversidade: proporcionar a oportunidade de reforçar o nosso desenvolvimento como sociedade. Evidentemente, vivemos em um mundo formado por etnias com suas especificidades, mas todos com os mesmos direitos e deveres, baseados em uma condição única de Ser Humano.

Nesse contexto, os objetivos da educação das relações étnico-raciais são possibilitar o reconhecimento de pessoas negras na cultura brasileira, a partir de seu próprio ponto de vista, promover o conhecimento da população brasileira sobre a história do Brasil com a visão de mundo da população negra, formar os ...

O trabalho com a diversidade étnico racial na Educação Infantil pode favorecer a aquisição de valores e de atitudes que contribuem para a socialização de saberes e o respeito às diferenças, pelas crianças, desde mais tenra idade.

As relações étnico-raciais se referem às questões concernentes à população afro-brasileira, a fim de sair do impasse e da postura dicotômica entre os conceitos raça e etnia.

Entendem-se aqui, por relações étnico-raciais, aquelas estabelecidas entre os distintos grupos sociais, e entre indivíduos destes grupos, informadas por conceitos e ideias sobre as diferenças e semelhanças relativas ao pertencimento racial destes indivíduos e dos grupos a que pertencem.

A promoção de atividades, como palestras e eventos que foquem o referido tema, e a utilização de temas transversais referentes às relações étnico-raciais são extremamente necessárias, uma vez que tal inclusão é de fundamental importância para a transformação de nossa sociedade.

Como lidar com o racismo na escola?

  1. Adote um caráter preventivo.
  2. Não se limite às datas comemorativas.
  3. Dialogue com as famílias.
  4. Treine docentes e funcionários.

O professor tem um papel muito importante no que se refere ao combate ao preconceito racial, pois, assim ele é um agente mediador que ao perceber formas de discriminação entre os educandos, deve intervir, a fim de que cada vez menos, essas práticas aconteçam em uma escola.

Respeitar, entender que existem visões diferentes, cuidar do outro, compreender limites e se relacionar com o mundo fazem parte da aprendizagem, e isso é muito mais importante do que o conhecimento formal”, finaliza o professor.

A diversidade étnico-racial como princípio da LDB: instrumento filosófico-jurídico da desconstrução do racismo. A diversidade étnico-racial, como princípio do ensino teve sua condição de premissa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a entrada em vigor da Lei nº 12.796/13.

Para promover a diversidade é preciso ter foco em resultado com grupos que priorizem o tema, trazendo as pessoas para dentro da companhia e perguntando do que elas precisam”, explica Isabel.

No ambiente escolar, a diversidade é um conceito que propõe a inclusão de todos os estudantes e suas diferenças em um mesmo contexto educativo. Logo, é por meio dela que os alunos passam a ter mais respeito e uma convivência pacífica com as variedades de comportamento, religião, cor e gênero.

Ações voltadas para a promoção do empreendedorismo, capacitação e empoderamento econômico de grupos étnicos também podem ser importantes para promover a integração étnica no Brasil. Por fim, a conscientização e o engajamento da sociedade como um todo são fundamentais para promover a integração étnica no Brasil.

Nesse sentido, discutir relações raciais é fazer com que a gente reveja a nossa história. É fazer com que a gente perceba que esse processo da miscigenação não é bom, e é permitir que a gente discuta que isso foi uma manobra branca para desqualificar o negro, em especial o retinto.

Como conversar sobre racismo com as crianças

  1. Buscar informação. ...
  2. Dizer a verdade às crianças. ...
  3. Excluir expressões racistas do vocabulário. ...
  4. Estimular o entretenimento com representatividade. ...
  5. Transformar os espaços de convivência. ...
  6. Ampliar o leque de referências. ...
  7. Unir-se à escola na tarefa do diálogo.

Como aceitar as diferenças

  1. Observe as suas próprias atitudes. ...
  2. Dê exemplo sempre. ...
  3. Converse com as crianças. ...
  4. Exponha as crianças ao que é diferente para elas. ...
  5. Mostre que o respeito à diversidade faz bem. ...
  6. Faça brincadeiras que estimulem a integração. ...
  7. Busque exemplos de representatividade.

A partir da mistura das raças citadas, formou-se um povo composto por brancos, negros, indígenas, pardos, mulatos, caboclos e cafuzos. Desse modo, esses são grupos identificados na população do país.