O que é questão étnico-racial?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

Ou seja, a questão étnico-racial vincula-se ao próprio processo de construção desigual de nossas cidades, que reproduzem o modelo desigual e discriminatório da nossa formação societária, de que trata o artigo "Notas para o debate das relações de exploração-opressão na sociedade patriarcal-racista-capitalista", de ...

Proponha uma roda de conversa. Comece fazendo a leitura de uma história que permita discutir e refletir sobre as relações étnico-raciais. Depois, questione os alunos sobre as diferenças existentes entre as pessoas e a necessidade de todas serem ouvidas e respeitadas.

De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus.

Nesse contexto, os objetivos da educação das relações étnico-raciais são possibilitar o reconhecimento de pessoas negras na cultura brasileira, a partir de seu próprio ponto de vista, promover o conhecimento da população brasileira sobre a história do Brasil com a visão de mundo da população negra, formar os ...

Etnia significa grupo que é culturalmente homogêneo. Do grego ethnos, povo que tem o mesmo ethos, costume, e tem também a mesma origem, cultura, língua, religião, etc. O termo etnia não é sinônimo de raça. A palavra raça caiu em desuso pela comunidade científica quando se corresponde aos grupos humanos.

Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos.

Significado de Étnico
adjetivo Relativo à etnia, ao grupo étnico, a uma certa população ou povo (etnia indígena, cigana, judaica etc.). Característico de um povo, especialmente falando de um grupo social com uma cultura própria, específica. expressão Grupo Étnico.

Qual é a importância do reconhecimento da diversidade étnico-racial na educação? Aprender a reconhecer e respeitara diversidade étnico-racial da sociedade brasileira é uma das ferramentas para auxiliar no combate ao preconceito linguístico, bem como qualquer manifestação de discriminação cultural.

A professora Luciana Soares, coordenadora do projeto, explica que “a importância de trabalhar questões étnico-raciais com crianças, é, sobretudo pela intensificação da construção da identidade delas, é o momento em que as crianças começam a se perceber no mundo e a perceber o outro”.

É preciso buscar a valorização e o respeito das características étnicas raciais no currículo escolar, avançando na tarefa de sensibilização dos educandos, oferecendo a possibilidade de uma leitura ampla da diversidade brasileira.

ETNIAS NO BRASIL (COR OU RAÇA)

  • pardos: 43,1%*
  • brancos: 47,7%*
  • negros: 7,6%**
  • indígenas: 0,4%*
  • amarelos: 1,1%*

Se você já se perguntou qual é sua origem étnica, você pode descobrir fazendo um teste de DNA do MyHeritage. Seus resultados incluirão uma estimativa de etnia: um detalhamento baseado em porcentagem de suas origens étnicas, conforme indicado por seus resultados de DNA.

Diversidade étnico-racial e cultural
O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro.

Essa é a importância da diversidade: proporcionar a oportunidade de reforçar o nosso desenvolvimento como sociedade. Evidentemente, vivemos em um mundo formado por etnias com suas especificidades, mas todos com os mesmos direitos e deveres, baseados em uma condição única de Ser Humano.

A desigualdade racial é consequência de um processo histórico e político que pode variar de acordo com a sociedade e sua construção. A desigualdade racial no Brasil, por exemplo, está diretamente ligada à colonização e à escravidão.

Nesse sentido, a educação das relações étnico-raciais deve ser o resultado da luta política voltada para a construção de uma escola e de práticas pedagógicas que insiram a diversidade, promovam a reflexão, a mudança de postura, estimulando práticas coletivas de combate ao racismo e à discriminação.

Existem hoje 305 etnias e 274 línguas indígenas. A maioria dos indígenas brasileiros não falam a língua indígena (57%).