Como trabalhar questões Étnico-raciais na escola?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 30 de abril de 2023
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Como trabalhar as relações étnico-raciais nas aulas de Matemática

  1. Proponha uma roda de conversa.
  2. Faça análise de dados.
  3. Explore padrões geométricos.
  4. Leve jogos africanos e indígenas.

A diversidade étnico-racial é uma miscigenação de várias raças, representadas pelo movimento do povo negro, através de suas raízes reconhecendo de forma positiva a sua cultura afrodescendente, e a sua valorização nos diversos segmentos da sociedade.

Nesse sentido, a compreensão do termo raça está ligada a discussões sociológicas e políticas sobre o processo histórico e social dos seres humanos, como em questões que envolvem a desigualdade social, a discriminação e o racismo, e não a partir da categorização científica de diferentes raças humanas.

A educação, enquanto formadora de caráter, possui um papel fundamental na busca por meios de fazer com que alunos, professores, pais e a escola como um todo compreendam melhor sobre o assunto étnico-racial, visando a conhecer as causas e as consequências sobre tudo que permeia o combate ao racismo.

Possibilitar diálogos esclarecedores que promovam a inclusão, o respeito, o reconhecimento, o entendimento e conhecimento sobre as diferenças presentes no mundo entre escola, aluno e a família, sendo uma forma desses grupos excluídos terem uma voz ativa em sociedade.

Com os projetos, brincadeiras e pequenas práticas, podemos sim diminuir o preconceito no futuro o conhecimento desse tema tão rico e importante, principalmente no nosso país sendo muito diversificado tendo todas as etnias, culturas, cores e religião aprender sobre isso é essencial.

A diversidade étnico-racial como princípio da LDB: instrumento filosófico-jurídico da desconstrução do racismo. A diversidade étnico-racial, como princípio do ensino teve sua condição de premissa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a entrada em vigor da Lei nº 12.796/13.

Incluir em sala de aula os diversos sotaques, expressões dos povos e gírias pode contribuir para a valorização da diversidade linguístico-cultural. Além disso, esse olhar para a diversidade étnico-racial e sua riqueza ajuda os estudantes a desenvolverem o senso de pertencimento.

Ter orgulho das origens é outra maneira de trabalhar relações étnico-raciais na infância de forma saudável. Ensinar às crianças sobre sua história e suas raízes e dar a elas inúmeros motivos para se orgulharem de sua pele, seu cabelo, seus traços e, principalmente, de toda riqueza cultural de seu povo é importante.

Relações étnico-raciais; Racismo; Etnocentrismo; Discriminação; Revisão sistemática.

Os principais temas que podem ser abordados no Dia da Consciência Negra são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras.

Além das questões que envolvem Zumbi e o Quilombo dos Palmares, o Dia da Consciência Negra é uma data significativa, pois traz à luz questões importantes: o racismo e a desigualdade da sociedade brasileira.

A diferença reside no fato de que etnia também compreende os fatores culturais, como a nacionalidade, a afiliação tribal, a Religião, a língua e as tradições, enquanto raça compreende apenas os fatores morfológicos, como cor de pele, constituição física, estatura, traço facial, etc.

Ações afirmativas são políticas sociais de combate a discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero ou de casta, para promover a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, entre outros.

São chamados de conflitos étnicos os embates entre dois ou mais grupos de etnias diferentes, isto é, entre povos distintos. Como é comum a esses conflitos, suas origens e motivos podem ser os mais diversos, passando por questões políticas, econômicas, religiosas ou de outros recortes.

Nesse sentido, a educação das relações étnico-raciais deve ser o resultado da luta política voltada para a construção de uma escola e de práticas pedagógicas que insiram a diversidade, promovam a reflexão, a mudança de postura, estimulando práticas coletivas de combate ao racismo e à discriminação.

O professor tem um papel muito importante no que se refere ao combate ao preconceito racial, pois, assim ele é um agente mediador que ao perceber formas de discriminação entre os educandos, deve intervir, a fim de que cada vez menos, essas práticas aconteçam em uma escola.

  • Diversidade em sala de aula. Apresentar a diversidade por meio de objetos e vivências é uma excelente forma de mostrar a realidade de outros povos, culturas e etnias para os alunos. ...
  • Passeios culturais. ...
  • Apresente o racismo e suas consequências. ...
  • Livros e conteúdos sobre o preconceito em suas diversas formas.

Resposta verificada por especialistas. A introdução das relações étnico-raciais na educação se mostra como uma dinâmica extremamente necessária e urgente, à medida em que potencializa a capacidade de discussão acerca da diversidade racial presente no país.

A Lei nº 9.394/96 dispõe: Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.