De quem foi o cajado que virou serpente?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Para provar que diz a verdade, Moisés joga seu cajado no chão, que se transforma em serpente, deixando todos maravilhados. Moisés vai até a cobra e a pega pela cauda e a serpente novamente se transforma em cajado.

Números 21:8–9—O Senhor manda Moisés fazer uma serpente de bronze para curar aqueles que olhassem para ela.

Moisés e Arão avisam aos escravos sobre a promessa do faraó. Corá aproveita a distração de todos e manda os filhos roubarem o cajado de Moisés.

1 báculo. 2 amparo, arrimo, esteio. 3 bastão, bordão, chibata, haste, mastro, pau, vara, viga.

O cajado é mencionado pela primeira vez no livro do Êxodo (capítulo 4, versículo 2), quando Deus aparece a Moisés na sarça ardente. Deus pergunta o que Moisés tem na mão, e Moisés responde "um bastão" ("uma vara" na versão Bíblia de Jerusalém).

“A tua vara e o teu cajado me consolam” é uma declaração bíblica que fala sobre a proteção e a orientação do Senhor. O Senhor é o nosso Pastor, e nós somos suas ovelhas. Então usando a figura da atividade de pastoreio de ovelhas, podemos dizer que o Senhor nos defende com sua vara e nos orienta com o seu cajado.

Na antiguidade a vara, o cajado ou bordão, era utilizado por parte dos patriarcas. Era um costume na cultura oriental. Ele representava parte de sua identidade. Porque era uma maneira em que se registrava uma figura de autoridade.

A lenda conta que a serpente tem muitos metros de comprimento e que hoje vive debaixo de um morro na Ilha do Fogo, entre Juazeiro e Petrolina, iluminando as noites sem luar. Muitos pescadores e barqueiros afirmam terem visto os focos de luz que vem dos olhos da serpente.

Ezequias reina em retidão em Judá — Ele destrói a idolatria e quebra a serpente de bronze feita por Moisés, porque os filhos de Israel queimavam incenso a ela — Senaqueribe, rei da Assíria, invade Judá — Em discurso blasfemo, Rabsaqué pede a Jerusalém que se renda aos assírios.

O veneno da serpente simboliza o antídoto, o remédio. Ela também pode representar o bem e o mal (a saúde e a doença). A serpente ainda pode simbolizar o poder, a sabedoria e a ciência e transmissão do conhecimento. Esses significados eram muito comuns na antiguidade, quando cobras eram animais cultuados pela sociedade.

A palavra prudente aponta para “inteligência, esperteza, sabedoria, cautela”. Assim como a serpente tem todas essas características que trazem a ela mais segurança para escapar de seus predadores, os liderados também deveriam buscar essa característica.

E disse a mulher: A serpente me aenganou, e eu comi. 14 E o Senhor Deus disse à aserpente: Porquanto fizeste isso, bmaldita serás mais que todo o gado, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

Uma serpente de metal feita por Moisés, por odem de Deus, para curar os israelitas que haviam sido mordidos por serpentes ardentes (cobras venenosas) no deserto (Núm. 21:8–9). Esse símbolo da serpente de bronze foi colocado em um mastro e “levantado (…) a fim de que todo aquele que o olhasse, vivesse” (Al. 33:19–22).

Na batalha de Refidim, Moisés ergueu seu cajado até se cansar, quando ele abaixava um pouco o cajado, os Amalequitas tinham a vantagem, quando erguia o cajado, o povo Hebreu vencia. Então Moisés encontrou uma rocha e se sentou com o cajado erguido enquanto Hur e Aarão ajudavam a manter seus braços levantados.