De quem Obaluaê e filho?

Perguntado por: aoliveira7 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Obaluaê era filho de uma divindade chamada Nanã, mas foi rejeitado por sua mãe e quem o criou foi Iemanjá. A rejeição se deu porque ele era muito feio, manco e tinha o corpo coberto de feridas. Ele sempre é representado com o corpo coberto por palhas com a finalidade de encobrir as marcas da varíola.

Obaluaê, o “Rei, Senhor da Terra” ou, ainda, Omolu, o “Filho do Senhor” rejeita a utilização de utensílios de metal em alguns de seus rituais no continente mãe, pois admitir a utilização do metal seria submeter-se ao território de poder do orixá Ogum que, entre outros domínios, é o Senhor do ferro, patrono da ...

De maneira geral, os filhos e filhas de Omulu são pessoas solidárias, prestativas, prontas para ajudar. Se dedicam com afinco ao trabalho, seja este o seu próprio ou até mesmo quando são chamados a ajudar em atividades no lar ou no auxílio a amigos e familiares.

Obaluaê era filho de uma divindade chamada Nanã, mas foi rejeitado por sua mãe e quem o criou foi Iemanjá.

Alguns Exus de Obaluayê:
Exu das Almas, Exu Caveira (Omulu/Obaluayê), Exu Bananeira, Exu Molambo, Exu Porteira, Exu Sete Porteiras, Exu do Lodo (de Obaluayê,Yemanjá e Nanã).

É reverenciada como a dona do mundo e dona dos horizontes. Em algumas lendas aparece como a esposa de Oxumarê e pertencendo a ela a faixa branca do arco-íris, em outras como esposa de Obaluaiê ou Omulu. Ewá é a divindade do rio Yewa.

Xangô

Xangô é o orixá da justiça e dos raios nas religiões de matriz africana no Brasil. É considerado um orixá jovem, forte, ágil, bondoso e justo.

Na condição de orixá das doenças, Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras. Afinal de contas, esta divindade tem grande poder de intervenção na vida ao dominar os territórios da cura e da enfermidade.

Seus números para sorte: 7 e 14. Obaluaiyê ou Omolu , em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.

O tabu dos seus filhos (iniciados que tem como orixá de cabeça Obaluaê) é o de ir a funerais. 4.3. Filhos de Obaluaê Page 11 11 De maneira geral os filhos, pessoas que tem este orixá de cabeça, de Obaluaê são pessoas reservadas, calmas, pacatas e pessimistas.

Os filhos de Obaluaê buscam sempre dar o melhor de si em tudo o que fazem. Se cobram muito e são extremamente perfeccionistas, nunca desistem de um projeto ao meio, lutam para ir até o fim, leve o tempo que levar. São muito pacientes e resilientes.

Enquanto Omolu atuará no desencarne do ser, Obaluaê atuará na redução do corpo plasmático do espírito para que se tenha afinidade e se conecte com o novo invólucro carnal.

Em agosto, mês em que se comemora o Dia Nacional da Saúde, também é marcado pelo ritual Olubajé, em que os adeptos pedem ao senhor da terra que retire as doenças da comunidade. Imagem mostra uma ilustração do orixá Obaluaiê, coberto de palhas e com pipocas ao redor. "Silêncio, ele está entre nós.

É considerado um dos orixás mais temidos, pois é responsável pela terra, pelo fogo e pela morte. Filho da Orixá Nanã Buruquê com o Orixá Oxalá.

Guia de Proteção para Obaluaiê, Protetor de Virgem
Contas nas cores: vermelho, branco e preto. Faça em uma segunda-feira e deixe em um copo com água e sal por uma noite. No dia seguinte coloque para secar à sombra, em um local bem fresquinho.

Obaluaê é o orixá da transformação, por isso se usa velas brancas e pretas, como sinal de transformação, passagem, mudança.

COMPOSIÇÃO: Hortelã, cabelo de milho e 7 sangrias. Apague o fogo; Despeje as ervas; Tampe e deixe descansar por 20 min, Coe e espere a temperatura amornar. Tome seu banho normalmente e finalize derramando o banho de ervas do pescoço aos pés.

Pai Roque, Pai Velho, Pai Preto, Pai Calunga, Pai Zeca.