É correto afirmar segundo o pensamento dos filósofos Adorno e Horkheimer que a indústria cultural é?

Perguntado por: osalgueiro3 . Última atualização: 21 de maio de 2023
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Considerando o texto dado, e segundo o pensamento de Adorno e Horkheimer, é correto afirmar que: I. A indústria cultural se utiliza de padrões que se repetem com o propósito de formar uma estética voltada ao consumismo e à alienação.

A indústria cultural, portanto, não mede esforços para lançar os indivíduos em estado de indigência estética, isto é, no mais completo empobrecimento da reflexão crítica e da sensibilidade artística. A padronização é o valor decisivo desta proposta cultural.

Com a análise do conceito de indústria cultural, Adorno e Horkheimer realizam a crítica do controle sobre a cultura como forma de ideológica de dominação. A indústria cultural se torna, desta forma, parte do programa de instrumentalização da razão.

Adorno e Horkheimer perceberam a relevância que os meios de comunicação de massas (como tv, internet, radio…) tem na difusão da ideologia da classe dominante nas sociedades capitalistas contemporâneas, perpetuando o capitalismo como um sistema político inabalável, hegemônico.

Principais Ideias. Adorno considerava a sociedade enquanto objeto e abandona a ideia de produção cultural autônoma em relação à ordem social vigente. Por sua vez, sua perspectiva está embasada na Dialética de Hegel, apesar de divergirem em alguns pontos.

A indústria cultural pode ser entendida, então, como um uso específico dos meios de comunicação com efeitos ideológicos. É importante frisar que os filósofos que implementaram uma teoria crítica da sociedade não pretenderam idealizar as produções culturais.

Ou seja, Horkheimer e Adorno (1947/1985) sugerem que, exatamente como o pensamento mítico, o esclarecimento agiria como uma espécie de mecanismo de defesa narcísico ante a angústia do homem frente ao desconhecido. Portanto, seria em si mesmo uma ilusão.

Horkheimer argumentou que a razão na era moderna se tornou uma ferramenta usada pelos poderosos para manter seu poder e controle, em vez de um meio de buscar a verdade e o entendimento. Ele acreditava que essa razão instrumental desempenhava um papel central em muitos dos problemas sociais e políticos de seu tempo.

Horkheimer propunha que a própria teoria crítica deveria ter como um de seus focos a crítica a teorias que considerava, por deixarem de lado ou não darem a centralidade necessária aos problemas sociais, como reprodutoras de formas de injustiça social.

Ou seja, Horkheimer e adorno (1947/1985) su- gerem que, exatamente como o pensamento mítico, o esclarecimento agiria como uma espécie de mecanismo de defesa narcísico ante a angústia do homem frente ao desconhecido. Portanto, seria em si mesmo uma ilusão.

Porque o capitalismo tomou proporções tão intensas que até o fazer cultural,passou a ser para fins lucrativos.

A filosofia de Adorno é marcada pela crítica à sociedade de mercado, voltada para o progresso técnico. Entre suas principais obras estão A Dialética do Esclarecimento, A Ideia de História Natural, Dialética Negativa e Teoria Estética.

Adorno e Horkheimer entendem que a cultura elaborada pelo sistema capitalista e pela mídia descompromissada pela sociedade pode ser vista como nefasta em relação à influência social. Para os filósofos, a indústria cultural monopoliza a arte da massa e a utiliza para lucrar e movimentar o capitalismo na sociedade.

É um conceito que se refere à produção em série de bens culturais, como ocorre com outros tipos de mercadoria. São exemplos de produtos da indústria cultural filmes, programas de TV, telenovelas, campeonatos esportivos, shows musicais, programas de rádio, livros, discos etc.

Alternativa correta: d) A indústria cultural possibilita a autonomia dos artistas e uma grande complexidade e diversidade nas produções. Por ter como objetivo o mercado, os produtos culturais são de fácil assimilação e consumo.

A indústria cultural tem como principal objetivo a obtenção de lucros a partir da disseminação de produções culturais como músicas, danças e teatro, e também de homogenizar tais formas de artes para que tudo atenda a um padrão.

Horkheimer caracteriza a razão instrumental (subjetiva) como uma razão que "se relaciona essencialmente com meios e fins, com a adequação de procedimentos a propósitos mais ou menos tidos como certos e que se prescrevem auto-explicativos.

Para Adorno e Horkheimer, Indústria Cultural distingue-se de cultura de massa. Esta é oriunda do povo, das suas regionalizações, costumes e sem a pretensão de ser comercializada, enquanto que aquela possui padrões que sempre se repetem com a finalidade de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo.

Significado de adorno
Aquilo que pode embelezar ou ser utilizado para enfeitar ou tornar alguém ou alguma coisa mais atraente; enfeite, ornato, atavio.

Theodor Adorno: criticou a padronização cultural e a indústria cultural como uma forma de controle e dominação ideológica das massas. Max Horkheimer: junto com Adorno, desenvolveu a Teoria Crítica, que analisa a sociedade e a cultura sob uma perspectiva crítica e emancipatória.

Ela vai exercer influência em várias partes da sociedade, como a moda, a vestimenta, a política, a religião, o gosto musical e até a preferência pelo consumo de determinada bebida alcoólica do momento. O problema a ser respondido neste trabalho é como ocorre essa manipulação do povo.