Qual é o principal objetivo da indústria cultural?

Perguntado por: lxavier . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Qual o objetivo da Indústria Cultural? Fundamentada na lógica capitalista, a Indústria Cultural busca por maneiras de obter e aumentar o lucro. Quando aplicada ao meio cultural, essa lógica pede uma padronização nas obras produzidas, a fim de que atendam ao gosto do maior número possível de pessoas.

Consumismo desenfreado
Dos bens e serviços ligados à indústria cultural, tais como shows, novelas, filmes, séries, músicas (nas mais variadas plataformas de streaming pagas), Realities Shows e videoclipes que passam em canais fechados.

Profissionais da área de manufatura convivem o tempo todo com um desafio e um sonho: o desafio é alcançar uma produção com qualidade 100%; o sonho, que as máquinas tenham um índice zero de paradas não-programadas.

Assim, sobre o conceito de “Indústria Cultural” é CORRETO afirmar: A A arte não se confunde com mercadoria, e não necessita da mídia e nem de campanhas publicitárias para ser divulgada para o público.

A Cultura de Massa (ou “cultura pop”) é o produto realizado pela Indústria Cultural. Tem o intuito de atingir a massa social, considerando “massa” em seu sentido de coesão e opacidade. Portanto, cultura de massas é o meio e o fim pelo qual se submetem as mais variadas expressões culturais a um ideal comum e homogêneo.

A importância da Indústria para o Brasil
Em 2022, a Indústria respondeu por 23,9% do PIB brasileiro. Os dados mais recentes disponíveis também mostram que o setor industrial responde por 69,3% das exportações brasileiras de bens e serviços e por 66,4% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento.

A economia de mercado e a sociedade de consumo foram condições fundamentais para o surgimento da indústria cultural. A expressão foi cunhada pelos teóricos da escola de Frankfurt, em referência à produção de cultura de massa.

Ela vai exercer influência em várias partes da sociedade, como a moda, a vestimenta, a política, a religião, o gosto musical e até a preferência pelo consumo de determinada bebida alcoólica do momento. O problema a ser respondido neste trabalho é como ocorre essa manipulação do povo.

Os meios de comunicação de massa servem à alienação das classes baixas, impedindo que pensem criticamente sobre sua condição. Para vender, a indústria cultural tem que buscar sempre dar uma cara de novidade aos seus produtos, apesar de quase sempre oferecer mais do mesmo.

As empresas industriais contribuem para aumentar a inovação e a evolução da tecnologia no país segundo 92% dos brasileiros. O papel da indústria para diminuir as diferenças regionais é importante ou muito importante para 88% das pessoas.

O grande problema é que a indústria cultural exerce uma espiritualização forçada do lúdico, que pode ser visto em uma forma não corrompida na arte leve ou cultura popular.

O perigo inerente à indústria cultural é o cultivo de falsas necessidades psicológicas que só podem ser atendidas e satisfeitas pelos produtos do capitalismo; assim, eles perceberam especialmente a cultura produzida em massa como perigosa para a sobrevivência das artes mais difíceis de serem produzidas do ponto de ...

O ponto de partida da Revolução Industrial foi o desenvolvimento da máquina a vapor. A revolução resultou em transformações sensíveis no modo de produção das mercadorias e nas relações de trabalho e em forte redução do salário.

Há três tipos gerais de indústrias: indústrias de base, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.

Indústria é responsável pela produção de bens com base em matérias-primas. Surgiu no século XVIII, e atualmente dispõe de elevado nível tecnológico e ampla difusão espacial. A indústria produz matérias-primas intermediárias, maquinários e bens destinados a um consumidor final.

“A indústria cultural vende Cultura. Para vendê-la, deve seduzir e agradar o consumidor. Para seduzí-lo e agradá- lo, não pode chocá-lo, provocá-lo, fazê-lo pensar, fazê-lo ter informações novas que perturbem, mas deve devolver-lhe, com nova aparência, o que ele sabe, já viu, já fez.

O entretenimento é a característica mais perceptível dos produtos culturais planejados pela indústria cultural. Esse aspecto é, muitas vezes, usado como critério de avaliação pelas próprias pessoas, quando classificam em bom ou ruim determinado livro, filme etc.

Para os autores, a indústria cultural é responsável pela falsa sensação de liberdade de escolha gerada. A aparente variedade de produtos culturais esconde uma homogeneização dos conteúdos e o controle sobre as ações voltados para a manutenção do sistema vigente.

Cultura de massa são todos os tipos de expressões culturais produzidos na Indústria Cultural, com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas possível. Seu foco é essencialmente comercial, ou seja, gerar produtos para consumo.