É errado ser introvertido?

Perguntado por: mjordao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O que acontece é que algumas características podem ser predominantes, razão pela qual podemos nos classificar como introvertidos ou extrovertidos. Ninguém precisa mudar ou alterar sua personalidade, principalmente por qualquer tipo de pressão da sociedade.

O introvertido
Segundo a especialista, uma pessoa introvertida é alguém que tem uma preferência por ficar sozinha. “O indivíduo acaba tendo uma disposição maior para atividades solitárias, como ler livros, por exemplo. E isso não é porque ele tem algum problema em estar com outras pessoas ou tenha medo de socializar.

- 1 das maiores desvantagens que o introvertido sente, é em relação ao julgamento dos outros. Por ser uma pessoa que possua facilidade em ficar sozinha, ser reflexiva e introspectiva, a pessoa é muitas vezes, tida por muitos como arrogante, estranha, soberba , algo que ela não é.

Você é introvertida? Aprenda como melhorar sua comunicação no trabalho

  1. Antes de tudo, anote suas ideias. Pessoas introvertidas tendem a processar muito, ou seja, elas pensam várias e várias vezes antes de falar. ...
  2. Tire um momento do dia pra você. ...
  3. Seja sincera sobre a forma como você se comunica.

Embora a tendência seja pensar que pessoas extrovertidas tenham vantagem no convívio social em relação a pessoas mais retraídas, a verdade é que não há um perfil mais vantajoso quando o objetivo é o sucesso nas relações interpessoais.

Evite elogios excessivos. Os introvertidos tendem a não gostar de ser o centro das atenções, e elogiar alguém atrai muita atenção ao corpo e à personalidade da pessoa. Portanto, elogie seu namorado apenas espontaneamente, em vez de listar todas as qualidades do outro de uma só vez.

Eles gostam de refletir e esvaziar seus pensamentos.
Os introvertidos podem não expressar muito pessoalmente, especialmente se tiverem que sentar em uma sala cheia de pessoas todos os dias na escola ou trabalhar em um ambiente extrovertido. Como resultado, muitos pensamentos podem passar pela cabeça ao longo do dia.

A primeira coisa muito importante que você tem que saber é que a diferença principal entre o tímido e o introvertido é que timidez é sobre coisas que você não gosta, e introversão é sobre coisas que você gosta. Por exemplo: o que define a pessoa tímida é que ela se sente desconfortável e mal em situações sociais.

Introvertidos sabem o que eles gostam e não gostam. Eles estão profundamente conectados com seus valores e sabem o que eles querem da vida. Essa auto-confiança forte os torna mais atraentes, sofisticados, e desejáveis.

"Os tímidos ficam incomodados e angustiados em interações sociais, especialmente se estiverem com pessoas que não conhecem bem", afirma. "A timidez está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só, não implica nervosismo ou ansiedade", diz ela.

De acordo com a organização Myers-Briggs, cerca de 1/3 da população mundial pode ser identificada como introvertida.

São elas: o introvertido social, introvertido contemplativo, introvertido ansioso e o introvertido contido ou inibido.

Os introvertidos não são antissociais. Eles são capazes de interagir, e interagem, mas de forma diferente dos extrovertidos. "Eles valorizam relações mais profundas, preferem conversar num grupo pequeno ou a dois", diz Granneman.

Aproximadamente metade da população se identifica como introvertida. A maioria das pessoas fica em algum lugar na faixa intermediária do espectro introvertido-extrovertido, inclinando-se um pouco para um lado ou para o outro, e todos possuímos qualidades diferentes que se enquadram nos dois campos.

Porque eles são naturalmente empáticos, observadores, e bons ouvintes, os introvertidos são mestres em construir relacionamentos fortes. Mas essas mesmas qualidades que podem ser bastante cansativas, também limitam o número de pessoas e comunidades com quem os introvertidos optam construir relacionamentos.

Os 5 segredos de introvertidos felizes

  1. Crie um cronograma amigável para Introvertidos. O cérebro de um introvertido é diferente de um extrovertido. ...
  2. Cultive algumas amizades próximas. ...
  3. Arranje tempo para pesquisar e pensar. ...
  4. Trabalhe de acordo com sua personalidade. ...
  5. Aprenda a estar confortável em sua própria pele.

Flexibilize suas habilidades sociais.

  1. Fale com uma pessoa em uma festa. Pode parecer algo muito grande tentar falar com a festa toda, como alguém bem extrovertido faria. ...
  2. Busque outras pessoas de canto. Elas podem ser introvertidas, ou podem ser apenas tímidas. ...
  3. Aceite a sua vulnerabilidade. ...
  4. Planeje um pouco da conversa.

Pessoas tímidas são comumente introvertidas, mas elas também podem ser extrovertidos cuja ansiedade atrapalhou a sociabilidade.

Mudar de introvertido para extrovertido pode ser extremamente difícil (ou até impossível), mas há coisas que os especialistas acreditam que você pode fazer para fazer mudanças reais e duradouras em aspectos de sua personalidade.

Há muitas evidências que mostram que pessoas introvertidas são mais inteligentes, em média.