É necessária a ou é necessário a?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Exemplo: “É necessário paciência” ou “É necessário dormir cedo”. No entanto, caso haja a presença de um artigo ou pronome feminino na sentença, a palavra é alterada para necessária. Exemplo: “É necessária a amizade entre os povos” ou “É necessária a instalação de uma nova tomada”.

É necessário paciência.
Não há elemento modificador do substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário fica na forma masculina, singular.

Ser necessário - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. A expressão com o verbo ser + necessário é invariável se o sujeito não aparecer especificado. Na oração «Serão necessárias horas para resolver a questão», o sujeito horas não aparece especificado e a expressão variou (serão necessárias) concordando com ele.

Sempre que o termo regente for um substantivo, adjetivo ou advérbio (um nome), estamos falando de regência nominal. Nesse caso, é necessário o uso de preposição entre o termo regente e o termo regido.
...
As preposições mais comuns em nesse caso são:

  1. de;
  2. para;
  3. a;
  4. com;
  5. em;
  6. por.

A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.

Quando há a presença de um artigo definido ou de outro elemento que determine o substantivo, é obrigatório que haja concordância em gênero e número entre esse substantivo e o adjetivo necessário. Podem assim ser usadas as expressões: é necessário, é necessária, são necessários e são necessárias.

1- O que é indispensável, essencial. Primordial. 2- O que não se pode evitar . Forçoso;Inevitável.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Aquilo de que não se pode prescindir; o que não pode deixar de ser ou de se fazer.

"É necessário muita fé e muita força para vencer todos os obstáculos diários, a vida tem se tornada cada vez mais sofrida."

Por que a liberdade de expressão é um direito fundamental? A liberdade de expressão é um direito fundamental porque está previsto na Constituição como uma garantia básica para a dignidade humana individual e para o funcionamento da estrutura democrática do Estado.

Existem dois tipos de concordância na língua portuguesa: A concordância verbal que diz respeito à relação entre sujeito e verbo em uma oração. E a concordância nominal trata da relação entre as classes de palavras em uma oração.

e) As palavras: proibido, necessário, permitido, bom, quando precedidas de artigo, o adjetivo concordará em gênero com o substantivo: A entrada é proibida. A apresentação da carteira é necessária. A torta está muito boa.

Na regência verbal há um termo regente que estabelece uma relação com um termo regido. O termo regente é sempre o verbo e o termo regido é o complemento verbal. Quando o termo regido é um objeto direto, a regência verbal é estabelecida através de uma preposição.