Que quantidade de calor é necessária?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

O cálculo da quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um corpo é feito com base na fórmula: Q = m . c . t , onde m=massa do corpo em gramas, c é o valor do calor específico em cal/g°C e t é a variação de temperatura que quer-se obter.

(100 - 20) Q=600. (80) Q = 48000 cal.

Calor é a energia transmitida espontaneamente entre corpos que se encontram em diferentes temperaturas. Por tratar-se de uma forma de energia, o calor é expresso em Joules, entretanto, por razões históricas, é comum que utilizemos a caloria como uma unidade de medida alternativa para medidas de calor.

Qual a quantidade de calor que devemos fornecer a 200g de gelo a –20 °C para transformar em água a 50 °C? 28 Kcal.

Quais são os 5 fatores que influenciam na troca térmica do corpo humano?

  • Temperatura do ar. A temperatura do ar influencia diretamente na troca térmica do corpo humano com o meio. ...
  • Umidade relativa do ar. ...
  • Velocidade do ar. ...
  • Calor radiante. ...
  • Tipo de atividade.

O calor sensível, também chamado por calor específico sensível, é representado pela letra c e depende do tipo de material e do seu estado de agregação. Por exemplo: Para a água no estado líquido, temos: c = 1 cal/ g .

De acordo com os dados da tabela a água apresenta calor específico de 1 cal/g.ºC. Isso quer dizer que é necessária a energia de 1 cal para que haja a variação de 1 ºC em 1 g de água.

O calor é espontaneamente transferido do corpo que possui temperatura mais alta para o que possui temperatura mais baixa, e o calor só é transferido enquanto os corpos possuírem temperaturas diferentes entre si, isso porque uma vez que é atingido o equilíbrio térmico, os corpos adquirem a mesma temperatura e deixa de ...

Uma caloria (cal.) é a quantidade de calor necessária para elevar de 1 grau centígrado a temperatura de 1 grama de água.

Qual a quantidade de calor necessário para aquecer 250g de água de 22°C até seu ponto de ebulição 98°C? o calor específico da água é 4,18 J/g .

Resposta: 837 cal.

Os efeitos para a saúde. Mas, além da razão numérica, por que o calor é mais perigoso do que o frio para a saúde? Díaz explica que o frio interage com doenças infecciosas que não estão presentes nos meses de verão. São doenças, muitas delas respiratórias, transmitidas e agravadas no inverno, como gripe ou pneumonia.

Existem dois tipos de calor: o calor sensível e o calor latente. O calor sensível é aquele que é transferido entre os corpos quando há mudanças de temperatura. O calor latente, por sua vez, ocorre quando há transferências de calor, sem que haja mudanças de temperatura.

Joules

Esta grandeza pode ser expressa em calorias (cal) ou em Joules ( J). O Sistema Internacional de Medidas (SI) reco- menda a utilização do Joule, no entanto, a caloria ainda é muito utilizada.

Calor sensível ou calor específico sensível é uma grandeza física que corresponde a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo, gerando assim uma variação na temperatura. Contudo, os corpos que participam desse processo não têm o estado físico alterado.

Como calcular o calor latente + fórmulas

  1. Q: quantidade de calor (cal ou J);
  2. m: massa da substância que trocará de estado físico (g ou Kg);
  3. L: calor latente de fusão ou vaporização (cal/g ou J/Kg).