O que significa gritar enquanto dorme?

Perguntado por: iquarteira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

São episódios de gritos, medo intenso e agitação durante o sono, muitas vezes junto ao sonambulismo. Geralmente, as tentativas de acalmar a pessoa não têm sucesso e ela não se lembra do que aconteceu na manhã seguinte. É mais comum em crianças e adolescentes, embora também possa ocorrer em adultos.

Conceito de Terror Noturno. O terror noturno – muito confundido com o sonambulismo – é considerado uma parassonia, ou seja, um distúrbio do sono em que a criança tem diversos episódios de inquietude durante o sono, se contorcendo, gritando e chorando incontrolavelmente, e não se lembrando do ocorrido no dia seguinte.

O terror noturno normalmente se caracteriza por episódio súbito de medo intenso que ocorre durante o sono, geralmente iniciado por um grito e é acompanhado por manifestações comportamentais ou autonômicas, como palidez, expressão facial de pânico e sudorese.

Esta ocorrência é denominada “terror noturno”, um distúrbio do sono caracterizado, como éramos testemunhas, por gritos acompanhados do semblante de terror como se a pessoa estivesse vendo algo terrível, como era o caso de meu irmão.

Ficar muito surpreso ou impressionado.

Conceito de Espanto. Quando acontece algo inexplicável, surpreendente ou raro conosco ocorre uma situação estranha, o espanto. Costuma-se dizer que estamos espantados quando um acontecimento nos causa certo impacto emocional ou uma situação de estranheza.

Causar ou sentir grande admiração; deixar ou ficar muito admirado. 4. Pôr ou pôr-se em fuga (ex.: com a cauda, o boi espanta as moscas; o bando de pássaros espantou-se).

O livro sagrado também fala sobre pesadelos. “Eu tive um pesadelo terrível” disse Nabucodonosor “e não consigo me lembrar dele. Contem-me o meu sonho porque eu tenho medo de que alguma coisa muito ruim me aconteça”. (Daniel 2,3).

A Paralisia do Sono: quando seus pesadelos se tornam “realidade”. Você está dormindo em sua cama… de repente, acorda, mas, para sua surpresa, não consegue se mexer… “o que está acontecendo?” você pensa, enquanto olha para seu corpo, imóvel na escuridão do seu quarto. Enquanto isso acontece, você nota algo diferente.

Paralisia do sono para o espiritismo
Nesse sentido, a paralisia do sono pode ser uma experiência de evolução do espírito, em que corpo e espírito estariam se preparando para uma vida entre os dois planos. Outra teoria tem a ver com a crença de que vivemos muito próximos dos espíritos desencarnados.

Isso acontece porque os sintomas da depressão tendem a ser mais fortes na parte da manhã do que à tarde ou à noite. É pela manhã que as pessoas com depressão sentem mais tristeza, frustração, raiva e fadiga.

A sensação de morte é um dos sintomas mais aterrorizantes do ataque de ansiedade. Não há nenhuma ameaça aparente a sua vida, porém, você sente que pode morrer a qualquer instante.

Fase REM e sonhos das pessoas com depressão
O que ocorre, na verdade, é que os pacientes com depressão entram muito antes na fase REM. Além disso, esta fase em que ocorrem os sonhos geralmente dura até 3 vezes mais. Ou seja, as pessoas com depressão sonham o triplo das pessoas sem depressão.

O Terror Noturno não tem causas ainda conhecidas, mas alguns estudos apontam que pode estar relacionado com distúrbios no desenvolvimento do sistema nervoso central. Também se acredita que os pacientes com essa enfermidade tenham predisposição genética a ela, embora nem sempre associada a fatores hereditários.

A mortandade ao meio dia
Por fim, o salmista fala da mortandade que assola ao meio dia e que vem de modo visível mas incontrolável. Nós sabemos que ela está ali, mas não podemos fazer nada em nossas forças para destruí-la. Estamos perdidos ao avistar a mortandade assolando suas vítimas.

Uma consulta com um(a) psicólogo(a) pode ajudar a descobrir significados até então ignorados de pesadelos, terrores noturnos e outros distúrbios do sono. Um(a) psicólogo(a) pode solicitar acompanhamento de um neurologista ou outro especialista para excluir causas orgânicas e físicas do terror noturno.

Em caso de terror noturno infantil, o que os adultos podem fazer?

  1. Acalmar a criança através de abraços e carinhos;
  2. Cuidar para que o pequeno ou pequena não se machuque;
  3. Esperar o episódio de terror noturno infantil passar;
  4. Lembre-se: não é necessário acordar a criança.

Os episódios de terror noturno tendem a durar em média 15 minutos e no momento de terror noturno, a criança não responde ao que os pais falam, não reagem quando são confortadas e algumas crianças podem se levantar e correr. No dia seguinte, a crianças normalmente não se recorda do que aconteceu.

Quanto tempo dura
Psicóloga: Podem ser chamadas de ataques noturnos, duram, geralmente, poucos minutos. Mas, algumas crianças podem ficar assustadas por períodos maiores. As manifestações começam ainda dormindo com: agitação extrema, suor, gemidos e até gritos.