É perigoso doar sangue?

Perguntado por: ogaspar . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Há risco de contrair alguma doença infecciosa durante a doação? Nem pensar. A doação não oferece nenhum risco de contrair doenças infecciosas, uma vez que o material usado no procedimento é estéril e descartável.

O que acontece com o sangue doado? Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Com a doação, há uma renovação das células, o que pode contribuir para a redução dos riscos de desenvolver câncer no pulmão, fígado e garganta. Ou seja, é um enorme benefício para a saúde pessoal.

» não fumar por 02 horas; » evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação; » beber bastante líquido; » se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.

Especialistas apontam a falta de conscientização da população como um dos principais limitadores para o aumento da doação de sangue no Brasil. Eles defendem que campanhas de incentivo à doação sejam feitas desde os primeiros anos de vida e que o assunto seja discutido nas escolas para reverter o atual cenário.

É relativamente comum acontecer mal-estar, tonturas e até desmaios no momento da coleta de sangue. Isso ocorre involuntariamente e os motivos podem ser reflexo do nervosismo ou do jejum prolongado. Sabendo desse risco de quedas, o Hemos emprega ações preventivas pensando na segurança do cliente.

R$ 585,81

A bolsa de sangue total custa R$ 585,81.

Não. Doar sangue não cria dependência no organismo da pessoa nem é um ato obrigatório, pelo contrário, é um ato voluntário, que só depende do desejo de a pessoa voltar ao Hemocentro dentro do prazo mínimo de espera para fazer mais de uma doação.

Qual o tempo que o organismo leva para repor o sangue doado? A reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em 4 semanas.

Doar pode prejudicar a saúde do doador (M)
MCP: Após uma doação, o sangue tende a voltar ao normal rapidamente e, portanto, não há fraqueza.

sangue tipo A+ — pode doar para AB+ e A+, recebe de A+, A-, O+ e O-; sangue tipo A- — pode doar para A+, A-, AB+ e AB-, recebe de A- e O-; sangue tipo B+ — pode doar para B+ e AB+, recebe de B+, B-, O+ e O-; sangue tipo B- — pode doar para B+, B-, AB+ e AB-, recebe de B- e O-;

O material utilizado para coleta é estéril e descartável e sendo assim não existe risco nenhum de contrair doenças infecciosas na doação. Serão feitos exames para Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, AIDS e para detecção dos vírus HTLV I e II, conforme legislação vigente.

Nesse sentido creem que os ensinamentos bíblicos os ordenam a se abster de sangue (Gênesis 9:4; Levítico 17:10; Deuteronômio 12:23; Atos 15:28, 29). Mais do que isso, segundo o texto Sagrado, Deus revela que o sangue é vida e esta dádiva somente a Ele pertence.

O funcionário não é obrigado a se ausentar no dia em que doar sangue, mas não poderá exigir folga em data posterior caso não usufrua do seu direito. Ao escolher trabalhar, é importante evitar esforço físico exagerado, bem como não dirigir veículos de grande porte ou trabalhar em andaimes.