É possível canhoto virar destro?

Perguntado por: hcarvalho . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

O domínio da mão, seja direita ou esquerda, quem determina é o cérebro. O lado direito controla a mão esquerda e o esquerdo a mão direita. Por essa razão, a uma criança canhota, não se pode obrigar a escrever com a mão direita. Não existe treinamento algum que a faça mudar.

Pode ser considerado que sim, pois cerca de 10% da população humana é canhota, ou seja, no geral, uma em cada grupo de dez pessoas. A dominância cerebral é o que determina se a pessoa será canhota ou destra. O hemisfério direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo (mais ativo nos canhotos).

Ao longo dos anos, muitas têm sido as investigações e os estudos feitos sobre a razão de se ser canhoto ou de se ser destro e se canhotos ou destros são mais inteligentes do que os outros, mas não há consenso. Diz-se que os canhotos são mais criativos e geniais nas suas tarefas e atividades.

VANTAGENS DE SER CANHOTO
Isso acontece porque, por comparação aos destros, que utilizam maioritariamente os recursos do hemisfério direito, os canhotos servem-se dos dois hemisférios cerebrais. Essa vantagem torna-os mais imaginativos e permite um melhor raciocínio no que toca ao processamento da informação.

Entre as possíveis causas da menor expectativa de vida, os pesquisadores apontam o maior risco de sofrer acidentes por parte dos canhotos. Dos casos estudados, 7,9% dos usuários da mão esquerda morreram dessa forma. Para os destros, o índice foi de apenas 1,5%.

Até a genética é curiosa: apenas cerca de 25% das crianças que têm pais canhotos também serão canhotas.

A teoria mais aceita é que cada hemisfério do cérebro é especializado em um tipo de movimento – é a chamada dominância cruzada. O órgão é dividido em dois lados, direito e esquerdo, que não são simétricos. Cada um deles controla os membros do lado oposto.

Segundo a especialista, praticar a ambidestria melhora a inteligência e coordenação motora, porque estimula a capacidade cerebral. “Tem uma multiplicidade de benefícios”, defende Eliana. Grandes nomes da arte, como Leonardo da Vinci e Pablo Picasso pintavam tanto com a mão direita quanto a esquerda.

3. Os canhotos vivem menos tempo? Mito. Há mais de 20 anos que os cientistas sabem que ser esquerdino não está relacionado com um aumento da mortalidade, como mostrou um estudo britânico de 1994.

Grandes nomes que marcaram nossa história aparecem como sendo pessoas canhotas. São eles: Aristóteles, Isaac Newton, Charles Darwin, Albert Einstein, Bill Gates, Alexandre o Grande, Joana d'Arc, Mahatma Ghandi, Napoleão Bonaparte, Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Pablo Picasso, Charles Chaplin, Mozart, Beethoven.

Pessoa que utiliza a mão ou a perna esquerda com mais habilidade. Parte ou apêndice de documentos. Exemplo de uso da palavra Canhoto: Aquele lateral chuta com a perna esquerda.

De acordo com desenhista Eliana Tailiz, a prática da ambidestria é positiva. Isso porque pode melhorar a inteligência e a coordenação motora, já que estimula a atividade do cérebro. A iniciativa, entretanto, deve começar o mais cedo possível.

Alguns canhotos escrevem com a mão esquerda, mas chutam com o pé direito, por exemplo. Isso acontece porque os canhotos têm conexões cerebrais um pouco diferente da dos destros. “As pessoas que são canhotas são mais bilaterais do que as destras.

Não é preciso se preocupar. Do ponto de vista da saúde, não existe nenhum problema relacionado ao indivíduo ser canhoto. As pessoas que escrevem com a mão esquerda não vivem menos e não têm maiores dificuldades com a saúde, por exemplo.

Nos participantes canhotos, as duas metades do cérebro - os hemisférios esquerdo e direito - estavam melhor conectadas e mais coordenadas nas regiões envolvidas na linguagem. Os pesquisadores especulam que os canhotos podem ter melhores habilidades verbais, embora não tenham ainda como comprovar essa tese.

Canhotos possuem maiores habilidades em outras partes do lado esquerdo do corpo além da mão. Entre elas: o pé, os olhos e a audição da orelha esquerda também costuma ser mais aguçada. 3. De acordo com alguns estudos, canhotos possuem uma melhor noção espacial e são melhores com números e matemática.

Eles mostraram que a prevalência de canhotos se situa entre 9,34% (usando o critério mais rigoroso de canhoto) e 18,1% (usando o critério mais brando de não destros). A melhor estimativa geral é de 10,6%.

Ser canhoto é simplesmente ser alguém que usa predominantemente a mão esquerda nas suas actividades e as dificuldades inicialmente encontradas são em grande parte ultrapassadas com o uso de utensílios adaptados ou através de estratagemas. Os canhotos acabam por se adaptar ao facto de tudo estar pensado para os destros.

Segundo dados científicos, os canhotos representam apenas 10% da população. Não deve ser fácil viver num mundo em que a maior parte dos objetos são projetados para destros. Neste sábado, 13 de agosto, foi comemorado o Dia Mundial do Canhoto.

Um filho de pais destros pode nascer canhoto? Nunca se sabe qual é a causa exata de um indivíduo ser destro ou canhoto. A escolha da mão mais útil é o resultado da ação de vários genes e também do ambiente onde eles se combinam.