O que é mais saudável para passar no pão?

Perguntado por: dmodesto . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Mas já que o pão é um bom alimento para ser incluído no dia a dia, como saber o que passar no pão que seja saudável? Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha).

Além disso, para diminuir as calorias, evite acompanhamentos como manteiga, margarina, requeijão e doce de leite. E priorize as versões integrais, que concentram mais fibras e nutrientes!

Quando o assunto envolve boas características nutricionais, comparado à manteiga, o requeijão se sobressai em todos os quesitos. Ele possui menos gordura e é considerado uma rica fonte de cálcio e proteínas – essenciais para a construção dos músculos e fortificação dos ossos.

Alternativa saudável: manteiga ghee
Versão mais saudável da manteiga tradicional, a manteiga ghee tem origem indiana e nada mais é que o óleo purificado da manteiga, onde toda a água, sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são removidos.

Passar muita manteiga, margarina ou requeijão no pão não é recomendável, por causa da gordura. Os frios, como mortadela, presunto e queijo, têm gordura e muito sódio, e essa combinação também não é boa para a saúde. Os pães recheados, a pizza e a batata frita têm muita gordura e sal.

“Por isso, é recomendado que se opte sempre pelo pão integral, rico em fibras e, se possível, em grãos, que trarão saciedade e equilibrarão a compulsão, sem ganho de peso ou prejuízos ao corpo”, destaca a nutricionista.

De opções doces, como geleias de frutas e mel, até as mais tradicionais, manteiga, margarina, e requeijão, os acompanhamentos são essenciais para deixar nosso pãozinho mais saboroso e nutritivo!

Aqui vão algumas dicas úteis.

  1. Azeite. O azeite é a melhor e a mais fácil das alternativas para substituir a manteiga, ou margarina, especialmente como um condimento, para passar no pão, por exemplo. ...
  2. Margarina feita em casa. ...
  3. Polpa de abacate. ...
  4. Creme de gergelim (tahine) ...
  5. Creme de amêndoas.

O creme vegetal Becel é uma das margarinas mais saudáveis disponíveis no mercado. É produzida a partir de óleos vegetais naturalmente ricos em ômega 6, que faz bem para o coração! Além disso, ainda conta com a presença de vitaminas A e E, e ainda é feita com corantes naturais.

Manteiga Vegetal: Opção Natural e Vegana
Ela possui menos gorduras ruins, por isso é uma ótima opção para quem segue dietas. Diferentemente da manteiga convencional, ela não contém gordura trans, nem aumenta o colesterol.

O requeijão é um produto de origem animal do qual 60% do seu teor de gorduras podem corresponder às gorduras saturadas, que podem ser prejudiciais ao coração. Mesmo as versões light também são ricas em gordura, em geral.

Manteiga da terra x azeite
O uso de manteiga da terra, de acordo com a nutricionista, não pode ser considerado mais saudável do que o de azeite. Guinever explica que o produto é derivado do leite, como a manteiga tradicional, por isso, o tipo de gordura predominante nela é a saturada e deve ser consumida com moderação.

Para a grande maioria das nutricionistas a resposta é simples: manteiga. Por ser produzida direto de um alimento e por ser digerida de uma forma mais fácil pelo corpo, ela é a opção mais saudável.

O pão pode estar presente no café da manhã e em alguma refeição principal, como almoço ou jantar. A porção recomendada é de 2 fatias de pão de forma por dia. Além de contribuir para a saciedade, os pães, especialmente os integrais, são compostos por fibras que ajudam no controle de peso e até na redução do colesterol.

Um pão com ovo tem em média 252 calorias e, por isso, exagerar aumenta a quantidade de calorias ingeridas e leva ao ganho de peso. Sendo assim, comer grandes quantidades do pão com ovo ou qualquer sanduíche engorda bastante.