É verdade que o charque é feito de carne de cavalo?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

O charque de hoje é feito com carne bovina, principalmente de vitela ou carne jovem, de cortes menos nobres, como acém ou músculo.

carne bovina

São mantas de carne, em geral carne bovina, submetidas a processo de salga, e empilhadas em lugares secos, para desidratação e melhor conservação.

Charque é uma carne, salgada e dessecada, feito a partir da carne fresca bovina desossada. Charque também é conhecido como carne-seca, jabá ou carne do sertão. O principal prato feito com charque é o arroz carreteiro, tradicionalmente feito com charque e linguiça calabresa (opcional).

A carne de cavalo assemelha-se à carne bovina na aparência, sabor e composição. A cor, ligeiramente mais avermelhada que a do boi, nem sempre é notada pelo consumidor. Da mesma forma, o paladar, um pouco mais adocicado, pode passar despercebido.

Significado de Charque
substantivo masculino Carne de vaca, salgada, seca ao sol, e cortada em tiras finas; carne-seca, jabá. Preparação ou modo de preparo dessa carne. Refeição preparada com essa carne. Etimologia (origem da palavra charque).

Não. O brasileiro não tem costume de comer carne de cavalo por questões meramente culturais. "Não faz parte da nossa tradição como em países da Europa e no Japão, por exemplo", explica o veterinário Enrico Ortolani, da Universidade de São Paulo (USP), consultor do Globo Rural.

Tradicionalmente, seca-se carne de porco, vaca, carneiro, bode, rena, peru, cavalo, avestruz e camelo, entre as espécies domesticadas, para além de várias espécies de animais selvagens.

"O gosto da carne de cachorro é similar ao da de carneiro, é muito suculenta e, se preparada corretamente, é muito gostosa, acrescenta ele.

Tipica na região norte e nordeste do Brasil, a carne seca (também conhecida como Jabá) é parecida com a carne de sol, mas passa por uma desidratação bem mais intensa. A quantidade de sal usada será maior, e o tempo de cura também.

Típica do nordeste brasileiro, a carne de sol, denominada também carne de vento e carne do sertão, é um método de conservar alimentos de origem animal salgando-se e secando-se, em local coberto e bem ventilado, peças de carne, em geral bovina. Apesar do nome, não é exposta aos raios solares.

“A principal diferença é que a carne-seca, como o nome dá a entender, é mais seca que a carne-de-sol. E também mais salgada. A carne-seca tem um teor de umidade de aproximadamente 45% e até 15% de sal; a umidade da carne-de-sol atinge 70%, com 5% ou 6% de sal.

José Pinto Martins

Quem Inventou? As primeiras carnes de charque de que se tem notícia datam de 1780, realizadas pelo cearense José Pinto Martins, numa propriedade situada às margens do Rio Pelotas, no Rio Grande do Sul.

O charque Anhanguera é considerado um dos melhores do Brasil, por sua qualidade e por seu saber inigualável. Nesta foto, temos as duas principais embalagens que entregamos em todo o Brasil, o Charque de 30kg e de 5kg. Um é ideal para quem precisa de grandes quantidades e tem um consumo alto.

Comer carnes cruas aumenta a chance de intoxicação alimentar, já que o cozimento é um dos processos que ajudam a matar microrganismos nocivos das comidas. — O perigo tem a ver com o risco de infecções gastrointestinais por bactérias, vírus e até protozoários — diz a nutricionista Larissa Cohen.

São três estados que contam com frigorífico: Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. No Estado, o abatedouro fica em São Gabriel, na região das Missões. Até o mês passado, a exportação de carne de equídeo tinha movimentado US$ 12,5 milhões. A Bahia é o maior exportador, responsável por 73% da produção nacional.