É verdade que dia 25 de abril de 2022 vai ter massacre em todas as escolas brasileiras?

Perguntado por: earagao6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

É #FAKE a mensagem que circula em redes sociais afirmando sobre a possibilidade um massacre em escolas estaduais e municipais de Uberlândia nesta segunda-feira (7). A informação falsa foi compartilhada durante o fim de semana e preocupou pais e alunos.

O episódio com o maior número de vítimas ocorreu em 2011 e ficou conhecido como o Massacre de Realengo. Na ocasião, 12 pessoas morreram após um ex-aluno atirar em jovens na Escola Municipal Tasso da Silveira, na Zona Oeste do Rio.

São mensagens rabiscadas nas paredes de colégios brasileiros ou publicadas em redes sociais. Nenhuma delas se materializou, mas especialistas avaliam que devem ser lidas como sinal de atenção. Além do reforço de segurança, aconselham aprimorar canais de expressão da escola, para acolher alunos.

Um aviso parecido foi encontrado anteriormente no Centro de Ensino Médio 1 do Gama, ou CEM 01, no Distrito Federal. Em uma carteira escolar da unidade de ensino, foi escrita a seguinte mensagem: “dia do massacre: 20/04/2022”.

Segundo especialistas, o maior acesso a armas por civis, o compartilhamento de informações nas redes sociais - muitas vezes em fóruns secretos - e questões ligadas à saúde mental estão por trás do aumento de ocorrências, o que demanda soluções integradas.

Um levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz apontou que o Brasil registrou 12 ataques em escolas nos últimos 20 anos. Em todos os casos, os assassinos eram alunos ou ex-alunos da instituição de ensino invadida.

Ataque com arma de fogo deixa ao menos dez mortos nos EUA
De todas as ações no país, 99% envolvem menos vítimas, são resultado de crimes ou disputas pessoais e motivados por drogas, conflitos de gangues e violência doméstica, segundo estatísticas compiladas pelo governo federal e por acadêmicos.

Foram 193 incidentes com armas de fogo em escolas americanas. No ano anterior, tinham sido 62. O número deste ano representa um recorde. Até então, o maior número de incidentes com armas em um só ano era 75, desde que a pesquisa da organização Everytown for Gun Safety começou a ser feita.

Com uma conta gratuita. Os Estados Unidos tiveram mais de 308 tiroteios em massa registrados em 2022, segundo números da organização Gun Violence Archive, que mapeia os casos.

No Brasil, o primeiro caso de ataque a uma unidade escolar foi registrado em 2002, em Salvador, Bahia.

Quais Foram os Maiores Genocídios da História?

  1. 1 - A Grande Fome de Mao (1958-1962) ...
  2. 2 – Holodomor (1932-1933) ...
  3. 3 - Holocausto (1939-1945) ...
  4. 4 - Genocídio Congolês (1885-1908) ...
  5. 5 - Genocídio Armênio (1915-1923) ...
  6. 6 - Quemer Vermelho (1975-1979) ...
  7. 7 - Genocídio em Ruanda (1994)

Em menos de dez dias, foram registrados dois ataques a tiros dentro de escolas no Brasil. Ambos os crimes foram cometidos com armas obtidas, a princípio, legalmente — uma delas pertencia a um CAC (colecionador, atirador desportivo ou caçador) e a outra era de um policial militar.

Brasil teve ao menos 16 massacres em operações policiais nos últimos 20 anos.

69 pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas, no episódio que ficou conhecido como massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas instituiu o 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

No sábado (20), ainda de acordo com a Sejus, Henrique Lira Trad, de 18 anos, esteve no Centro de Detenção Provisória de Viana onde aguardava por uma audiência de custódia.