É verdade que todas as cobras são surdas?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

A principal conclusão do estudo é que as cobras não são surdas – elas só não conseguem ouvir tão bem quanto nós, humanos. Esses animais escutam baixas frequências, provavelmente abaixo dos 600 Hz. O ser humano, por sua vez, pode ouvir de 20 a 20.000 Hz.

Durante o dia, elas utilizam seus olhos, que funcionam de maneira muito similar a nossa: com os cones e bastonetes. Mas, diferente dos humanos, as cobras, só enxergam em tons de verde e azul. Contudo, não pense que as cobras enxergam mal, pelo contrário.

Cobras-cegas, ou cecílias, são animais de corpo alongado pertencentes ao grupo Gymnophiona ou Apoda. Esses animais não possuem membros locomotores, o que faz com que lembrem serpentes. As cobras-cegas podem apresentar ou não olhos e possuem tentáculos na cabeça.

Tetra-se do primeiro caso registrado de espécie do reino animal que não escuta a própria voz, segundo os cientistas.

Língua das Cobras ou Parseltongue é a língua que as cobras falam. Um bruxo capaz de falar essa língua é chamado ofídioglota.

VOCÊ SABIA QUE ALGUMAS ESPÉCIES DE COBRAS, COMO A CASCAVEL E JIBOIA PODEM PRODUZIR SONS?

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

Basicamente nenhum. As vezes ouve-se um sibilar mas isso é apenas o ar a reagir à sua língua que procura identificar o que a rodeia. Temos as as cascavéis que fazem um tilintar idêntico a um chocalho, mas é com o abanar do rabo onde têm umas escamas ocas que fazem esse barulho e, portanto, não é um barulho genuíno.

Caso não existissem cobras faltaria alimento para algumas aves e a probabilidade de haver uma infestação de ratos era maior, fazendo estes animais parte do ecossistema das matas e dos espaços verdes no qual desempenham um importante papel no seu equilíbrio, quer através do controlo de pragas e como da propagação de ...

Com a morte das serpentes, os gaviões, as corujas e outros animais, vão diminuir sua população pela escassez de alimento, também aumentando desta forma o número de roedores. Além do controle de pragas, o veneno das serpentes tem uma importância enorme no tratamento de várias doenças.

O motivo talvez seja por elas não terem pálpebras! Ou seja: elas não piscam e têm que dormir com os olhos bem abertos. Em vez de pálpebras, elas têm uma membrana fina presa a caba olho para protegê-los. Essa membrana é chamada de "brille" que, em alemão, significa óculos.

O que atrai cobras para quintais? As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

Quando é perturbada, a espécie levanta a cauda e a cabeça do chão, de forma que as duas se confundam. Apesar de a cultura popular atribuir perigo à cobra-cega, a espécie é inofensiva. A coloração varia do branco ao bege-claro.

Essa cobra habita florestas tropicais, de pastagens e habitats de zonas úmidas e de altitudes elevadas (entre 1200 e 2500 metros). Trata-se da píton reticulada (Malayopython reticulatus), um animal nativo do sudeste da Ásia que também habita as ilhas do Indo-Pacífico da Nova Guiné.

1. Papagaio. Os papagaios são provavelmente as aves mais famosas pela capacidade de imitar a fala humana.

Muitos animais - incluindo focas, golfinhos e morcegos - são capazes de se comunicar vocalmente.

o morcego

Muitos animais se destacam quando o assunto é audição apurada, mas o número um nesse quesito, com certeza, é o morcego. Esse animal possui uma super audição para compensar as falhas que ele apresenta na visão no período noturno.