Em que ano nasceu a língua portuguesa?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O português descende do latim, idioma usado na região de Roma há milhares de anos. O primeiro marco para o surgimento da língua portuguesa ocorre no século II a.C., em um período de guerra. Em 218 a.

Ao Brasil, a língua portuguesa foi trazida no século XVI em virtude do “descobrimento”. O português era imposto às línguas nativas que havia aqui como língua oficial ou modificava-se dando origem a outros dialetos. Mas houve um longo processo para que o português se fixasse no território brasileiro.

O pai da língua portuguesa. Luís de Camões.

A língua portuguesa surgiu do latim — idioma falado pelos romanos que se situavam no estado da Península Itálica, o Lácio. Por serem navegantes, esse povo (que explorava novas terras para conquistar) se utilizava da forma vulgar da língua para se comunicar. Logo, o português se originou dessa vertente.

O primeiro marco para o surgimento da língua portuguesa ocorre no século II a.C., em um período de guerra. Em 218 a. C., os romanos dominam a região da Península Ibérica — local que abrange Portugal, Espanha, um pedaço da França e outras áreas.

A língua acádia, também conhecida como acadiano, é o idioma mais antigo de se que tem registros escritos. Era falada na antiga Mesopotâmia, território que hoje inclui boa parte do Iraque e do Kuwait, além de partes da Síria, da Turquia e do Irã.

Nos 800 anos da língua portuguesa, a Torre do Tombo exibe o Testamento de D. Afonso II, o mais antigo documento escrito na nossa língua.

Passou por um período de forte desenvolvimento e, em torno do século XV, já contava com uma literatura bastante rica. Ao longo dos séculos XV e XVI, com as navegações e conquistas portuguesas, o português começou a se espalhar por outros países e ganhar território mundial.

A história da língua portuguesa tem sua origem no latim que, por sua vez, é uma língua original da antiga região do Lácio, onde hoje é a cidade de Roma.

português

A língua oficial: o português.

o Brasil fala português porque nosso território foi colonizado pelos portugueses a partir de 1500. Então, nossa língua oficial é o português! Mas não é simplesmente isso. A língua portuguesa brasileira também sofreu influência das línguas tupis (indígena) e banto (africana).

A língua mãe de todas as línguas do mundo é a língua indoeuropeia. O latim é a língua que deu origem à língua portuguesa e às demais línguas denominadas neo-românicas, ou seja, remanescentes do tronco da língua latina.

O português tem duas variedades escritas (padrões ou normas) reconhecidas internacionalmente: O português europeu e africano (vulgo português europeu), usado por maior número de países; O português do Brasil, usado pela maioria dos falantes, falado no Brasil.

Nossa língua recebe adjetivação de “portuguesa” porque veio de Portugal, colonizador do Brasil.

Desde os primórdios o homem se comunica. Os primeiros sinais foram as gravuras rupestres, as quais mostravam cenas de caça, por exemplo. Depois veio a fala e escrita. É disso que trata a comunicação e linguagem: a evolução nas formas e tipos de comunicação por meio da linguagem.

O português arcaico se originou através da mistura entre os dialetos árabes e do latim, trazido à península ibérica durante a invasão muçulmana, dando, primeiro, origem ao galego-português, língua que mais tarde seria oficial em Portugal. Esta fase foi chamada de trovadoresca, e terminou em meados do século XIII.

A língua portuguesa, também designada português, é uma língua indo-europeia românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

Por isso, o sotaque carioca é considerado o mais próximo do português de Portugal. A cidade do Rio de Janeiro foi sede da corte portuguesa entre os anos 1808 e 1821 e, deste período histórico, ainda restaram algumas características na fala.

aramaico

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

Além do latim, dentre as línguas mortas mais estudadas estão o sânscrito, o anglo-saxão, o grego arcaico e o antigo egípcio. O aramaico ainda não está totalmente extinto e o hebraico foi revitalizado como língua oficial.