Quantos anos tem a lingua portuguesa?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Os 800 anos da língua portuguesa de forma oficial ao redor do mundo legaram à humanidade preciosas heranças culturais e possibilitam a aproximação de povos em diferentes continentes que têm um mesmo idioma como patrimônio comum. Documento Oficial redigido por D. Afonso II em 1214.

A língua portuguesa é uma língua neolatina, formada da mistura de muito latim vulgar e mais a influência árabe e das tribos que viviam na região. Sua origem está altamente conectada a outra língua (o galego), mas, o português é uma língua própria e independente.

O primeiro marco para o surgimento da língua portuguesa ocorre no século II a.C., em um período de guerra. Em 218 a. C., os romanos dominam a região da Península Ibérica — local que abrange Portugal, Espanha, um pedaço da França e outras áreas.

O português arcaico se originou através da mistura entre os dialetos árabes e do latim, trazido à península ibérica durante a invasão muçulmana, dando, primeiro, origem ao galego-português, língua que mais tarde seria oficial em Portugal. Esta fase foi chamada de trovadoresca, e terminou em meados do século XIII.

O ponto de partida da língua-geral foi o tupi, língua falada pelos tupinambás, povos indígenas que habitavam o litoral do Brasil. O desenvolvimento dessa língua possibilitou um maior entendimento da organização social dos índios e, por conseguinte, facilitou a ação de conversão operada pelos jesuítas.

A lista dos atrativos de Portugal parece não ter fim para um número crescente de brasileiros. De milionários que chegam ao país como investidores aos que entram com visto de turista com a intenção de ficar e trabalhar, os “zucas”, como os portugueses chamam quem nasceu no Brasil, não param de chegar.

Luís de Camões

O pai da língua portuguesa. Luís de Camões.

O surgimento da linguagem
Estima-se que a linguagem já existe há 150 mil anos, mas só passou a ser registrada há 6 mil anos com a origem da escrita. Então, as informações são escassas, resultando em poucos consensos sobre o assunto e mais hipóteses e teorias.

A origem da língua portuguesa está ligada ao latim – língua falada pelo povo romano, que se situava no pequeno estado da Península Itálica, o Lácio. A transformação do latim em língua portuguesa se deu por conseqüência de conflitos e transformações político-histórico-geográficas desse povo.

A gramática da língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis que existem, por ser repleta de regras e, também, exceções a essas regras. Isso torna a língua muito rebuscada e trabalhosa de se aprender em sua totalidade.

Considerado o registro mais antigo da língua portuguesa, o texto foi escrito, na verdade, em uma versão bem arcaica do português atual, o galego-português.

Importante notar que historicamente, a fala precede a escrita, ou seja, a escrita foi criada a partir da comunicação entre os homens bem como da necessidade de registro.

“Até o século XVI”, diz ele, “o português brasileiro e o europeu eram como o espanhol, com um corte silábico duro. A palavra falada era muito próxima da escrita”.

A linguagem culta ou padrão é aquela ensinada nas escolas e serve de veículo às ciências que se apresentam com terminologia especial. É usada pelas pessoas instruídas das diferentes classes sociais e caracteriza-se pela obediência às normas gramaticais.

A primeira palavra humana pode ter sido "oi!"
Analisando os primatas, em busca de possíveis indicações, descobrimos que eles têm o que os primatologistas chamariam de "palavras" para predadores: eles fazem sons que outros membros do grupo reconhecerão, para indicar "águia", "leopardo", ou talvez apenas "cuidado".

A língua portuguesa se misturou com as diversas línguas indígenas, principalmente o tupi, chamado de língua geral, que era usado na comunicação entre portugueses e indígenas. Assim, muitas palavras de origem indígena fazem parte do nosso vocabulário cotidiano.

De acordo com o Censo, que leva em consideração pessoas com mais de 5 anos de idade que usam o idioma em seu próprio domicílio, as línguas mais usadas no Brasil são o tikuna (com 34 mil falantes), o guarani kaiowá (com 26,5 mil), o kaingang (22 mil), o xavante (13,3 mil) e o yanomami (12,7 mil).

Quais são as línguas mais fáceis de aprender para quem fala...

  1. 1 - Holandês. Cadastro realizado. ...
  2. 2 - Inglês. Pois é, se você achava que a língua inglesa era uma das mais difíceis de aprender, você se enganou! ...
  3. 3 - Romeno. ...
  4. 4 - Francês. ...
  5. 5 - Espanhol. ...
  6. 6 - Italiano.

As seis línguas estrangeiras mais importantes para estudar fora:

  • Inglês. Se você quer estudar fora do Brasil e só pode aprender uma língua estrangeira, não há dúvida: o inglês é a melhor opção. ...
  • Espanhol. ...
  • Francês. ...
  • Alemão. ...
  • Japonês. ...
  • Mandarim.

Chinês mandarim: o idioma com mais falantes nativos
Com 918 milhões de falantes nativos, é a língua com mais falantes nativos do mundo, embora se somarmos a esta cifra os falantes de mandarim como língua estrangeira, este número chega a 1,12 bilhão, o segundo idioma mais falado no mundo.