Qual é a maior palavra da língua portuguesa?

Perguntado por: vmeireles . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Você sabe qual é a maior palavra da língua portuguesa registrada em dicionário? Então, respire fundo, segure o fôlego e tente dizer, sem errar, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.

Como dito, trata-se de uma vogal que tem função de artigo definido feminino, por exemplo, na frase: “A menina estuda muito”, podemos ter noção do emprego da palavra. Portanto, as maiores e menores palavras da língua portuguesa, são, respectivamente: pneumoultramicrocopicossilicovulcanoconiótico e o artigo definido a.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia (33 letras)
Indica a fobia de pronunciar palavras longas ou complicadas, principalmente em público, por medo de errar.

Com 46 letras, a palavra foi registrada em 2001 no dicionário Houaiss e descreve o indivíduo que possui doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas. Apesar do tamanho, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico está longe de ser uma das maiores palavras do mundo.

O Alfabeto Brasileiro e as 26 Letras! [Acordo Ortográfico]

Atualmente, o dicionário Houaiss, lançado em 2001, lista 400 mil palavras. Segundo Ieda Alves, o número de vocábulos que realmente existem é um pouco maior. "Se levarmos em consideração as palavras técnicas e científicas, devem existir cerca de 600 mil palavras na língua portuguesa", estima.

Existem 6669 palavras de cinco letras

Palavra aleatóriaDe volta ao topo
Lista anteriorPróxima lista

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

enfim, se existisse seria parecido com essa figura aí: Estou me referindo à palavra menos usada da língua portuguesa: papisa. Característica de quem é percuciente, ou seja, que tem perspicácia.

A 'carta' resultante de 2 x 2 nanômetros (aproximadamente 40 mil vezes menor do que a espessura de um fio de cabelo) contém a apenas palavra “Si” de silício ou simplesmente um “sim” em espanhol.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

O YouTube, o Instagram e até o 9gag foram algumas das redes onde a caligrafia de Malla foi apresentada e amplamente divulgada. A 'letra' da menina já lhe valeu o título de celebridade da internet, por ter "a caligrafia mais bonita do mundo".

A letra Z (zê) é a vigésima sexta e última letra do alfabeto latino. A letra nas versões de fôrma e cursiva, minúsculas e maiúsculas.

Em Língua Portuguesa, a maior palavra que se tem notícia, é: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico Ela designa, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o "estado de quem é acometido de uma doença rara provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas".

Os trava-línguas mais difíceis do português
Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui. Sabia que a mãe do sabiá não sabia que o sabiá sabia assobiar? Casa suja, chão sujo.

o s lê-se z entre vogais ou, em fim de palavra, quando a palavra seguinte começa por vogal. Ex.: «transitivo»; «olhos azuis»; «casa»; Note-se que o som [s] entre vogais é representado por ss, ç, c.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, esta é a maior palavra do idioma português.