Por que a língua portuguesa é tão rica?

Perguntado por: ibelem6 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Passou por um período de forte desenvolvimento e, em torno do século XV, já contava com uma literatura bastante rica. Ao longo dos séculos XV e XVI, com as navegações e conquistas portuguesas, o português começou a se espalhar por outros países e ganhar território mundial.

Nosso português normalmente é mais apreciado pelos estrangeiros que o português de Portugal. Eles falam que nosso português é mais cantado e tem menos o som do "s" do português de Portugal. Tanto é que muitos preferem aprender o brasileiro que o português.

A presença do português representa 4% da riqueza do globo, ocupando 10,8 milhões de km2 em 7,25% da superfície da terra. O português é uma língua materna nos cinco continentes, fato igualado somente pelo inglês. É também a língua mais falada do hemisfério sul.

Está associada à forma como muitos portugueses dizem “brasileiro” para descrever a língua falada pelos brasileiros, como muitos portugueses ficam admirados quando um estrangeiro diz que aprendeu português mas desata a falar com sotaque brasileiro, como muitos portugueses dizem que existe um sotaque brasileiro mas não ...

Resposta. Não existe português mais bonito e mais correto. A língua apresenta variações geográficas. Vocabulário, ritmo e pronúncia também são influenciados pela diversidade de povos que formaram cada sociedade.

A gramática da língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis que existem, por ser repleta de regras e, também, exceções a essas regras. Isso torna a língua muito rebuscada e trabalhosa de se aprender em sua totalidade.

No ambiente de trabalho, o conhecimento em língua portuguesa também é fundamental. Os que conseguem dominar bem o português estão aptos a elaborar melhor os seus currículos, fazer boas apresentações pessoais, ter um bom desempenho na comunicação e interpretação de ideias.

Uma boa comunicação, tanto escrita quanto falada, é um fator decisivo e fundamental para o sucesso de qualquer profissional no mercado de trabalho. Inclusive, o domínio do português demonstra cuidado, preparação e te deixa mais atraente aos olhos dos recrutadores quando falamos sobre processo seletivo.

A língua portuguesa se misturou com as diversas línguas indígenas, principalmente o tupi, chamado de língua geral, que era usado na comunicação entre portugueses e indígenas. Assim, muitas palavras de origem indígena fazem parte do nosso vocabulário cotidiano.

A língua portuguesa surgiu do latim — idioma falado pelos romanos que se situavam no estado da Península Itálica, o Lácio. Por serem navegantes, esse povo (que explorava novas terras para conquistar) se utilizava da forma vulgar da língua para se comunicar. Logo, o português se originou dessa vertente.

África: 2000 línguas, 50 têm 500 000 falantes ou mais, a mais pequena parece ser Hadza, língua da Tanzânia falada por apenas 200 falantes.

As variações linguísticas acontecem porque vivemos em uma sociedade complexa, na qual estão inseridos diferentes grupos sociais. Alguns desses grupos tiveram acesso à educação formal, enquanto outros não tiveram muito contato com a norma culta da língua.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

A importância das variações reside no fato de que elas são elementos históricos, formadores de identidades e capazes de manter estruturas de poder.

No geral, os portugueses são mais fechados do que os brasileiros e não costumam fazer amizade tão facilmente. Da mesma forma, os relacionamentos amorosos com portugueses também costumam se desenvolver mais devagar, mas com comprometimento logo de cara.

Quem tem cidadania portuguesa e passaporte é considerado cidadão europeu. Deste modo, a pessoa conquista os mesmos privilégios – e tem os mesmos deveres – de qualquer europeu nascido no continente. Entre os direitos estão poder visitar, trabalhar, estudar e morar em qualquer um dos países-membros da União Europeia.