Em que época do ano as orquídeas florescem?

Perguntado por: smatias . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Mas como saber em que época uma orquídea dará flores? Algumas espécies dão flores em janeiro, outras em junho, outras em setembro, mas essa não é uma data exata. A época de floração pode atrasar ou adiantar dependendo de fatores como a forma de plantio e o clima da região.

Veja o que fazer para que a sua orquídea volte a florescer:

  1. Forneça luz suficiente.
  2. Orquídeas precisam de muita luz indireta, pois elas precisam de luz para gerar energia suficiente para gerar novas flores. ...
  3. Adube suas orquídeas. ...
  4. Prefira deixar fora de casa. ...
  5. Regue sua orquídea moderadamente.

A Phalaenopsis, por exemplo, dá flor até três vezes por ano se estiver bem nutrida. Já a Cattleya costuma dar flor só uma vez por ano. Algumas espécies de chuva-de-ouro florescem bastante, duas vezes por ano, outras, como o Oncidium "Sharry Baby", a orquídea-chocolate, dão flor só uma vez por ano.

As orquídeas, especialmente as Phalaenopsis, gostam dos ambientes mais frescos e com boa ventilação. Aliás, elas são muito sensíveis ao sol direto e sequer conseguem se recuperar dos danos do sol: se for em excesso, as folhas vão sofrer queimaduras e cair.

Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária.

A floração normalmente ocorre entre o inverno e a primava, mas isso pode variar muito. Hoje com o desenvolvimento de vários híbridos, as phalaenopsis não possuem uma data fixa para suas florações, muitas espécies podem florescer em qualquer época do ano.

Como fazer a orquídea florir?

  1. 1 – Aplique adubo mineral ou orgânico. O ideal é realizar a aplicação de adubo regularmente, seja ele mineral (o conhecidíssimo NPK) ou orgânico. ...
  2. 2 – Considere o tipo de orquídea. ...
  3. 3 – Proporcione a luminosidade adequada. ...
  4. 4 – Faça testes com a luz natural. ...
  5. 5 – Dicas extras.

Assim como seria em uma floresta tropical, as orquídeas precisam da sombra e da umidade das árvores para se desenvolver. A grande maioria das espécies brasileiras são epífitas, ou seja, elas crescem presas aos troncos das árvores, e isso já diz bastante sobre o tipo de ambiente ideal para o seu desenvolvimento.

A água de arroz funciona como um energizante para as plantas e atua como um complemento na fertilização, não substituindo este processo. Além de ser bastante útil para sua horta, essa receita também funciona para plantas de interior, como orquídeas, por exemplo.

As orquídeas devem ficar em locais onde possam receber a luz solar no horário da manhã (até as 9 horas) ou no final da tarde (depois das 16 horas). A luz solar é um importante fator para o desenvolvimento das plantas, sem ela a orquídea não florescerá.

Uma orquídea em condições ideais e salva de pragas pode durar décadas, teoricamente pode passar de um século, mas não vimos nenhum registro de planta que chegou a essa idade. Plantas com mais de 50 anos não são raras. Já a flor, vai depender da espécie.

Afunde o dedo cerca de 2 cm abaixo do substrato. Se sair sair úmido, não precisa regar. Mas se sair seco, regue moderadamente. E atenção ao uso do pratinho: “Se mantivermos ele cheio de água, as raízes das orquídeas vão apodrecer”, Sérgio explica.

Após as flores murcharem e caírem, a haste seca naturalmente e pode ser cortada. Este é um procedimento apenas estético. A orquídea Phalaenopsis é uma exceção a esta regra. Neste caso, após o término da floração, a haste pode continuar verde e emitir uma nova floração, através de ramificações do eixo principal.

A primeira opção é a orquídea produzir uma nova haste. Se isso acontecer, basta cortar a haste que secou e continuar regando a sua orquídea, que ela voltará a dar flores no seu tempo! Não se esqueça de cortar a haste com uma tesoura limpa e com um corte diagonal.

Segundo Rosita, o segredo é lembrar que as orquídeas não podem receber muita água, não gostam de muito vento, nem de muito sol. “Por isso, para quem mora em casa ou apartamento, a lavanderia é o melhor lugar para colocá-las”, explica.

A Polinização das Orquídeas
As orquídeas atraem os polinizadores com as suas cores e aromas, oferecendo em troca recompensas em forma de alimento, como néctares, cabelos alimentares, azeites, ceras ou outros compostos.

Posso utilizar terra nos vasos de orquídeas? Inicialmente a resposta é NÃO, pois a maioria das orquídeas são epífitas. Entretanto pode ser um sim, desde que sua orquídea seja terrestre ou tenha uma resistência muito grande a umidade, o que é muito incomum para plantas desse grupo.

Os adubos orgânicos mais comumente utilizados para as orquídeas são o farelo de algodão, farinha de sangue, emulsão de peixe e esterco e lodo de esgoto, entre outros.