O que as orquídeas não gostam?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Segundo Rosita, o segredo é lembrar que as orquídeas não podem receber muita água, não gostam de muito vento, nem de muito sol. “Por isso, para quem mora em casa ou apartamento, a lavanderia é o melhor lugar para colocá-las”, explica.

Assim como seria em uma floresta tropical, as orquídeas precisam da sombra e da umidade das árvores para se desenvolver. A grande maioria das espécies brasileiras são epífitas, ou seja, elas crescem presas aos troncos das árvores, e isso já diz bastante sobre o tipo de ambiente ideal para o seu desenvolvimento.

Em geral, orquídeas gostam muito de claridade, mas não suportam a exposição direta ao sol. Sendo assim, recomenda-se colocar a orquídea próxima a alguma janela. Isso, claro, desde que ela não fique voltada para o sol entre 10h e 16h. Além disso, orquídeas também gostam de ambientes arejados.

Mas se você quer ver sua orquídea florir, vai precisar garantir mais nutrientes, e não há forma melhor do que por meio de adubos. O processo é simples: compre o adubo NPK 10-10-10 ou NPK 18-18-18 que você encontrar na loja especializada ou na floricultura.

Para se ter orquídeas floridas o ano todo, é preciso diversificar a coleção, adquirindo espécies e híbridos capazes de florescer em diferentes estações do ano - deve-se dar preferência às orquídeas híbridas, que podem florescer mais de uma vez por ano, bem como aquelas com florações mais longas ou sequenciais.

Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária.

As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhã. Mas nunca recebendo diretamente os raios solares. O sol aumenta a temperatura da folhagem e não faz bem para a planta. Por isso, evite colocá-la em espaços externos sem proteção.

Especialistas afirmam que prática tem o mesmo efeito de uma geada; melhor forma de cuidar das mudas é mantê-las em vasos com boa drenagem. Um post viral recomenda regar orquídeas com três cubos de gelo por semana, mas especialistas alertam que isso pode enfraquecer as plantas e levá-las à morte.

Posso utilizar terra nos vasos de orquídeas? Inicialmente a resposta é NÃO, pois a maioria das orquídeas são epífitas. Entretanto pode ser um sim, desde que sua orquídea seja terrestre ou tenha uma resistência muito grande a umidade, o que é muito incomum para plantas desse grupo.

Escolha o vaso ideal
Segundo a especialista, o vaso de barro é o mais recomendado para plantar mudas de orquídeas porque “transpira” e isso faz com que a água não fique retida, mas é possível optar pelos modelos de plástico, que têm custo mais baixo. Neste caso, é bom ficar atento às regas.

5 orquídeas para plantar no chão

  • orquídea-bambu (Arundina bambusifolia) ...
  • sapatinho (Paphiopedilum leeanum e Paphiopedilum maudiae "Red") ...
  • orquídea-pipoca (Ludisia discolor) ...
  • gênero Cymbidium (Cymbidium hybrid) ...
  • Orquídeas que não gostam de árvores.

A resposta curta é sim — toda. verdinha pode tomar chuva, na natureza chove e, quando isso acontece, mesmo a planta de local mais. seco acaba molhada.

O substrato é o material utilizado para acomodar as orquídeas no vaso. Você pode utilizar musgo seco, chip ou fibra de coco, mistura de casca de pinus com carvão e até pedriscos. Todas elas podem ser usadas como substrato, mas é bom que sejam trocadas de tempos em tempos. O adubo pode ser tanto químico quanto orgânico.

Lesmas. É bem comum que lesmas, caracóis e caramujos ataquem as orquídeas, costumam fazer isso no período noturno e durante o dia ficam escondidas. Tenha atenção pois frequentemente elas se escondem nos vasos quando compramos plantas novas.