Como cuidar de orquídeas regar quantas vezes?

Perguntado por: ncosta . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

A mesma orquídea plantada de modos diferentes e em locais diferentes poderá ser regada de 1 a 7 vezes por semana. Em ambientes secos, como quintais com piso frio, que não seguram umidade, deve-se molhar mais que orquídeas que estão sobre jardins ou gramados.

As orquídeas no clima brasileiro geralmente precisam ser regadas uma vez a cada dois dias ou uma vez por semana. Para checar se sua planta precisa ser molhada, basta colocar um palito de sorvete a mais ou menos 2 cm e profundidade no substrato: se o palito sair úmido, não regue; se sair seco, pode regar!

As orquídeas, especialmente as Phalaenopsis, gostam dos ambientes mais frescos e com boa ventilação. Aliás, elas são muito sensíveis ao sol direto e sequer conseguem se recuperar dos danos do sol: se for em excesso, as folhas vão sofrer queimaduras e cair.

2 – Coloque o substrato
Você encontra solos específicos para orquídeas, com musgo, substância mais adequada para a planta com uma beleza exuberante. Assim que tiver o substrato em mãos, é só forrar o fundo do vaso com uma camada de pedras ou até de cacos de telhas para facilitar a drenagem.

De modo geral, a melhor maneira de saber a quantidade certa de água que a sua orquídea precisa é fazendo o famoso teste do dedinho. Afunde o dedo cerca de 2 cm abaixo do substrato. Se sair sair úmido, não precisa regar. Mas se sair seco, regue moderadamente.

Cinco dicas para manter sua orquídea saudável

  1. 1) Deixe a flor com luminosidade indireta e ventilação. ...
  2. 2) Mantenha a planta úmida, não encharcada. ...
  3. 3) Replantio tem hora certa. ...
  4. 4) Misture substratos. ...
  5. 5) “Estresse” a planta antes do florescimento.

Durante a floração
Você também deve evitar borrifar água ou adubos diretamente nas flores, pois essas podem facilitar o aparecimento de fungos e prejudicar seu desenvolvimento.

A resposta curta é sim — toda. verdinha pode tomar chuva, na natureza chove e, quando isso acontece, mesmo a planta de local mais. seco acaba molhada.

Regue só de vez em quando.
Nenhuma variedade precisa ser regada todos os dias. Na verdade, o excesso de água pode apodrecer as raízes e matar a planta. Ao contrário de muitas plantas de casa, as orquídeas só devem ser regadas quando começarem a secar.

Rega na adubação
Após a adubação no solo ou substrato, é importante regar a planta para que o fertilizante inicie a sua reação e liberação dos nutrientes para a absorção das raízes das orquídeas.

As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhã. Mas nunca recebendo diretamente os raios solares. O sol aumenta a temperatura da folhagem e não faz bem para a planta. Por isso, evite colocá-la em espaços externos sem proteção.

O método ideal para regar orquídeas é molhar o vaso, substrato e planta de forma abundante, debaixo de um jato de água.

A melhor maneira de regar é imergir o vaso num recipiente com água e deixar por alguns minutos. Se você molhar com um regador um vaso ressecado,pode ocorrer de a água encontrar um canal por onde escorrer e o resto do substrato continuar totalmente seco.

Para se ter orquídeas floridas o ano todo, é preciso diversificar a coleção, adquirindo espécies e híbridos capazes de florescer em diferentes estações do ano - deve-se dar preferência às orquídeas híbridas, que podem florescer mais de uma vez por ano, bem como aquelas com florações mais longas ou sequenciais.

A Polinização das Orquídeas
As orquídeas atraem os polinizadores com as suas cores e aromas, oferecendo em troca recompensas em forma de alimento, como néctares, cabelos alimentares, azeites, ceras ou outros compostos.

O substrato é o material utilizado para acomodar as orquídeas no vaso. Você pode utilizar musgo seco, chip ou fibra de coco, mistura de casca de pinus com carvão e até pedriscos. Todas elas podem ser usadas como substrato, mas é bom que sejam trocadas de tempos em tempos. O adubo pode ser tanto químico quanto orgânico.

Posso utilizar terra nos vasos de orquídeas? Inicialmente a resposta é NÃO, pois a maioria das orquídeas são epífitas. Entretanto pode ser um sim, desde que sua orquídea seja terrestre ou tenha uma resistência muito grande a umidade, o que é muito incomum para plantas desse grupo.

O Carvão Vegetal é ideal para compor substrato de Orquídeas, Rosas do Deserto, Suculentas e Cactos.