Estou grávida de 2 semanas e Menstruei?

Perguntado por: svasques . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Assim, a causa mais comum de sangramento nos primeiros meses ou primeiras semanas é a implantação no embrião que pode gerar esse escape. Mas ele não é parecido ou tem características de menstruação. Outra causa, pode ser uma ameaça de aborto, provocada por um descolamento do saco gestacional.

Não é possível menstruar com fluxo intenso e estar grávida, no entanto, podem ocorrer sangramentos que podem ser confundidos com menstruação. Nesses casos, deve-se procurar atendimento com o obstetra imediatamente, para avaliar a causa do sangramento e iniciar o tratamento mais adequado.

Sangramento de nidação
Refere-se ao sangramento leve que ocorre cerca de 10 a 12 dias após a concepção, na época em que sua menstruação seria esperada. No entanto, esse sangramento é mais leve do que uma menstruação normal e dura poucos dias.

Sintomas da Nidação
A mulher pode sentir pequenas pontadas e leves dores abdominais, muito semelhantes às cólicas menstruais. Outro sintoma comum é o sangramento, que não chega à intensidade do fluxo de uma menstruação e geralmente é amarronzado ou rosado. Além disso, ele não dura mais do que três dias.

Sim. Engravidar estando menstruada é raro, mas não é impossível. Tecnicamente falando, a gravidez nunca ocorre na menstruação, mas sim poucos dias depois do fim da mesma. O que ocorre é que os espermatozoides podem sobreviver no útero e nas trompas da mulher por até 7 dias.

Normalmente, o sangramento de gravidez que muitas mulheres confundem com a menstruação é o sangramento de nidação. Não é incomum ver perguntas no site sobre baixo fluxo de cor estranha que são possíveis sangramentos de nidação. Muitas tentantes se confundem entre o sangramento de implantação e a menstruação.

Esse sangramento normalmente ocorre entre a primeira e segunda semana e tem uma duração variável, podendo durar algumas semanas, sem ter interferência na evolução da gravidez. Além disso, nos primeiros três meses é comum também que a gestante sangre por conta do aumento do fluxo sanguíneo que circula no colo do útero.

Normalmente são indicados exames como o ultrassom e a dosagem de beta-hCG no sangue para confirmar se o saco gestacional foi expelido. O saco gestacional normalmente é avaliado por meio do ultrassom durante a gestação e as suas características podem indicar se a gravidez está evoluindo como deveria.

A resposta para a pergunta é sim. Estar menstruada interfere no resultado do exame, pois o sangue que está sendo liberado na menstruação pode causar uma interpretação errada no resultado.

Exame de beta-HCG quantitativo
Porém, se os valores aumentarem, significa que ela ainda poderá estar grávida e que o sangramento foi apenas provocado pelo embrião se implantando no útero ou por outra causa, sendo recomendado fazer um ultrassom transvaginal.

A cólica na gravidez é normal e pode ocorrer durante todo o período gestacional. É mais comum nas primeiras semanas devido ao crescimento do bebê e adaptação do útero a este desenvolvimento. Está presente também no final da gestação, dando indícios do início do trabalho de parto.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

O sangue que pode descer nesse período tem aspecto diferente do de uma menstruação de verdade. Enquanto, na menstruação, o sangue costuma ser mais intenso, avermelhado e com coágulos, o sangue na gravidez vem em menor quantidade, dura menos tempo e tem a coloração mais marrom.

O embrião ainda é muito pequeno, medindo , aproximadamente 0,15 mm, sendo menor que uma semente de chia.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

2 Semanas de gestação são 14 dias de gravidez.

Quais são os sintomas do aborto no início da gravidez?

  1. manchas ou sangramento vaginal com ou sem dor;
  2. dores de intensidade variável no abdômen, na lombar, na pélvis e na vagina;
  3. expulsão de fluido da vagina, mesmo que não haja dor ou sangramento;
  4. contrações uterinas.

A maioria dos abortos espontâneos acontece antes da 12ª semana de gestação. A mulher pode inclusive não apresentar sinais palpáveis, e nem saber que sofreu um aborto. Isso ocorre quando a gestação está nas primeiras seis semanas e o embrião ainda está se formando.