Estou com muitos gases posso estar grávida?

Perguntado por: spaiva . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Algumas mulheres experimentam um aumento dos gases intestinais nas primeiras semanas de gravidez. Esse pode ser um sintoma embaraçoso nos casos em que a gestante precisa ficar horas presa dentro de um escritório ou sala com outras pessoas.

Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.

PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ
São eles: Atraso menstrual; Náuseas (enjoo e vômitos); Mastalgia (dores na mama e maior sensibilidade na região).

Por Que Ocorrem os Gases na Gravidez? O aumento dos níveis de progesterona durante a gravidez relaxa todos os músculos do corpo, incluindo os do aparelho digestivo. Isso diminui a digestão e os gases se acumulam no sistema, levando a eructações (arrotos), inchaço e flatulência1.

Barriga inchada pode ser gravidez, desde que o inchaço abdominal venha acompanhado de outros sintomas de gravidez, como:

  1. Atraso da menstruação;
  2. Aumento do tamanho e da sensibilidade das mamas;
  3. Náuseas com ou sem vômitos;
  4. Aumento da frequência urinária;
  5. Desconforto pélvico ou dor abdominal ("pé da barriga");
  6. Cansaço.

FLATULÊNCIA (GASES):
Costuma acontecer no primeiro e no terceiro trimestre de gravidez. Sensação de fastio, ardor e gases no estômago após as refeições.

Primeira semana de gravidez: 5 sintomas que podem surgir

  1. Cólicas abdominais. ...
  2. Sensibilidade nas mamas. ...
  3. Cansaço excessivo. ...
  4. Variações de humor. ...
  5. Repulsa para cheiros fortes.

A ocorrência de gases na gravidez pode ser considerada um tema desagradável, mas é tão comum quanto pés inchados e dores na lombar. É importante falar sobre isso porque, ainda que não traga problemas ao bebê, gera mal-estar e desconforto para a mulher.

Como é? Meça seu pulso no pescoço ou no umbigo. Depois, compare com a velocidade do fluxo de sangue de pessoas que com certeza não estão grávidas. Supostamente, um pulso mais rápido indicaria gravidez.

8 sonhos que podem significar gravidez

  • Sonhar com peixe. ...
  • Sonhar com cobras. ...
  • Sonhar que está comendo uma maça. ...
  • Sonhar com plantio de legumes. ...
  • Sonhar com sementes. ...
  • Sonhar que está caminhando. ...
  • Sonhar com chuva. ...
  • Sonhar com coelhos.

Para engravidar, basta apenas UM espermatozóide. A cada 1 ml de esperma ejaculado por um homem fértil são, ao menos, 15 milhões deles, podendo chegar a 100 milhões/ml.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns:

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

Existem várias formas de eliminar os gases intestinais presos, porém uma das mais simples e práticas consiste em tomar um chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desta forma é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural, enquanto se caminha.

8 sinais de gravidez antes do atraso e como confirmar

  1. Náuseas e vômitos. ...
  2. Tontura e sono excessivo. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Mudanças repentinas de humor. ...
  5. Pequeno sangramento vaginal rosado. ...
  6. Aumento da frequência urinária. ...
  7. Cólica abdominal. ...
  8. Atraso menstrual.

Sinais e sintomas da gravidez silenciosa
Ausência de menstruação, que pode ser confundido com ciclos menstruais irregulares ou longos períodos entre as menstruações; Ausência de crescimento da barriga, sendo mais comum em mulheres que sofrem de obesidade ou são atletas.

Segundo Rafaella Torreão, é sim possível que apareçam sintomas da gravidez antes do atraso menstrual, mas é bastante improvável. "É pouco provável que você tenha uma mudança hormonal importante ao ponto de ter sintomas antes de, sequer, ter um atraso menstrual", explicou a obstetra.

Os sinais nas primeiras semanas de gestação
1ª semana: Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal. 2ª semana: Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente. 3ª semana: Pequeno sangramento vaginal (pouco comum). 4ª semana: Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.

1ª Semana da gravidez
Em mais um ciclo menstrual, o seu corpo prepara-se para uma eventual fecundação: um dos seus óvulos amadurece e é lançado no tubo uterino que liga o ovário ao útero. O óvulo maduro vive entre 12 a 24 horas. Se não for fecundado, morre e é removido na menstruação seguinte.