Estou grávida e sinto Colicas como se fosse menstruar?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

A cólica na gravidez é normal e pode ocorrer durante todo o período gestacional. É mais comum nas primeiras semanas devido ao crescimento do bebê e adaptação do útero a este desenvolvimento. Está presente também no final da gestação, dando indícios do início do trabalho de parto.

A cólica na gravidez é normal, principalmente no início da gestação, devido a implantação do embrião e adaptação do corpo da mulher ao crescimento do bebê, e também no final da gravidez, por volta das 37 semanas de gestação, dando indícios do início do trabalho de parto.

Quando o bebê começa a se mexer? Os bebês começam a se movimentar dentro do útero ao redor da 8. ª semana de gravidez, mas os seus movimentos são discretos e ele ainda é pequeno demais para que a grávida possa senti-lo. Apenas através da ultrassonografia é possível detectar a atividade fetal de forma tão precoce.

Principais sintomas da 5ª semana de gravidez!
Dentre os principais sintomas dessa fase, estão: cólicas, enjoos, aversão a alguns cheiros, sintomas de cansaço, aumento da frequência urinária, fácil irritação e sensibilidade e inchaços nos seios.

O app funciona como um scanner de impressões digitais, para utiliza-la basta pressionar o dedo no scanner em seguida suas impressões digitais será digitalizada e depois só aguardar o processo de análise que irá calcular se deu positivo ou negativo o resultado.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

Normalmente são indicados exames como o ultrassom e a dosagem de beta-hCG no sangue para confirmar se o saco gestacional foi expelido. O saco gestacional normalmente é avaliado por meio do ultrassom durante a gestação e as suas características podem indicar se a gravidez está evoluindo como deveria.

No início da gestação, a cólica e o desconforto abdominal também são bastante comuns devido ao crescimento e adaptação do útero e estiramento da área do abdômen por causa do crescimento do bebê.

Entretanto o profissional de saúde deve orientar a gestante em relação aos riscos relacionados ao: esforço físico excessivo, atividade sexual, viagens, carga horária extensa de trabalho, rotatividade de horário, exposição a agentes físicos, químicos e biológicos, estresse, hábitos alimentares inadequados.

A avaliação de vitalidade fetal pode ser feita pelo ultrassom.

Por meio do ultrassom morfológico deste período, é possível ver detalhes da formação do cérebro e do coração. Neste período, alguns médicos podem solicitar o exame de ecocardiografia fetal, de maneira a identificar defeitos cardíacos que a criança pode ter.

BhCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo, não há indício de gravidez. BhCG entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido. Dessa forma, é recomendado repetir o exame após 3 dias para ter certeza sobre a gestação. BhCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo, indica gravidez.

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.

4 – Tomar banhos mornos
Quando os bebês já estão grandes para serem pressionados contra a pele da barriga da mãe, eles podem sentir as mudanças na temperatura. Por isso um banho morno deixará o bebê relaxado. O som da aguá pode ajudar nesse processo.

5ª Semana da gravidez: o seu bebé
O embrião está agora firmemente implementado na parede uterina; O aglomerado de células redondas (disco embrionário) começa a alongar-se e distinguem-se uma cabeça e uma cauda (que acabará por se retrair e formar o cóccix);

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta.