Faz mal ouvir música de Umbanda?

Perguntado por: usantos . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Nada impede que você entoe um cântico em sua casa, em momentos que não são de oração, mas é preciso ter cuidado, pois o objetivo desses cânticos é atrair as entidades, e se elas são atraídas em vão podem atrapalhar a energia do ambiente.

As práticas de cura têm lugar significativo nos rituais umbandistas, pois é justamente o momento em que os frequentadores têm a oportunidade de serem atendidos em seus problemas particulares. Dentre as queixas que trazem, estão problemas financeiros, situações de conflito interpessoal e emocional.

Ponto de Ogum - Zé Maurício Machline (Toques de Umbanda)

O principal fundamento e lei da Umbanda é a caridade, ou seja, fazer o bem sem ver a quem. Outros mandamentos são: humildade, fraternidade, amor ao próximo e o desenvolvimento espiritual e pessoal.

Sim. O valor da entrada independe de locar ou não uma área. Qualquer líder espiritual também deverá pagar a sua entrada, com exceção apenas as casas filiadas a Federação Umbandista do Grande ABC, as quais, apenas o líder tem isenção de pagamento. Os demais deverão pagar normalmente.

Miguel Falabella, Chica Xavier, Juliana Paes, Daniela Mercury, Leci Brandão, Zeca Pagodinho, Jorge Fernando e Henri Castelli estão entre os famosos adeptos da umbanda.

Uma guia para proteger, precisa ser “cruzada” para esta finalidade, não precisa ser da umbanda, nem candomblé nem nada, você precisa que alguém destas religiões façam este ritual pra você e se quer mesmo proteção pra valer precisa também aproximar o teu guardião, que também é através de rituais.

Pode-se cantar pontos de umbanda fora do contexto do terreiro? Os pontos de umbanda são entoados principalmente para entrar em sintonia com as forças do astral, por isso não é recomendado que os umbandistas andem cantando os pontos sem a devida intenção de invocar as falanges.

A pesquisadora teve a oportunidade de perguntar ao Guia como a depressão era vista por ele. O Guia lhe respondeu que, pela visão da umbanda, esta doença se refere a tipos de desencontros decorrentes de uma má ligação entre o espírito e o corpo.

A Umbanda é conhecida como “uma religiosidade da prática, do dia-a-dia”, que permeia o cotidiano de seus seguidores, intrínseca de ações, elementos, objetos, espaços e inter-relações nos mais diversos lugares através de ritos que transformam o profano em sagrado.

Exu é o mensageiro, guardião, protetor, conhecido também por abrir caminhos.

Para os umbandistas todas as pessoas são médiuns, ou seja, possuem mediunidade, porém apenas alguns têm a obrigação de desenvolvê-la ou iniciar-se.

Firmar Ponto: Cantar coletivamente o ponto (cântico) determinado pela entidade que vai dirigir os trabalhos para conseguir uma concentração da corrente espiritual.

Português: Símbolo criado pela Associação de Umbanda Caxias (AUC) para representar a Bandeira Nacional da Umbanda. É formado por um sol que representa a Luz Divina e um espectro humano saindo do núcleo solar, simbolizando a caminhada cósmica do ser humano rumo à sua evolução espiritual.

Nascido em 10 de julho de 1932, no povoado Santo Antônio dos Pretos na zona rural de Codó, no Maranhão, Wilson Nonato de Souza, conhecido popularmente por Bita do Barão, é considerado um dos grandes líderes umbandistas do Brasil.

Oxalá

Oxalá é Orixá maior da Umbanda, Ele é a própria Umbanda em sua magnitude, sua cor é o branco, representando a paz, o amor, a bondade, a limpeza, a pureza espiritual, enfim, tudo aquilo que possa indicar positividade. Os domínios de Oxalá são todas as pessoas e todos os lugares.