Por que choramos ao ouvir uma música?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4 / 5 16 votos

Seja uma música triste ou feliz, o nível de dopamina liberada é o mesmo, isso sugere que quanto mais emoções uma música provoca, mais queremos ouvi-la. A música nos leva a um nível de resposta emocional tão intenso que é raro experimentar essas sensações em outras atividades do nosso dia a dia.

A afirmação acima é de um estudo realizado na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. Segundo David Huron, professor responsável pela pesquisa, ouvir músicas melosas faz com que nosso cérebro produza mais prolactina, um hormônio que ajuda a reduzir a sensação de desconforto e angústia, entre outras coisas.

Quando uma música emociona, são ativadas estruturas que estão nas regiões instintivas do verme cerebelar (estrutura do cerebelo que modula a produção e liberação pelo tronco cerebral dos neurotransmissores dopamina e noradrenalina), e da amídala (principal área do processamento emocional no córtex) .

O Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero musical, uma música popular e instrumental brasileira que conta com mais de 130 anos de existência. Os conjuntos que o executam são chamados de regionais e os músicos, compositores ou instrumentistas, são chamados de corões.

Tá chorando por quê? Composição: Filipe Escandurras.

Os sintomas da crise de ansiedade incluem medos extremos, preocupações em excesso e crises de choro. As causas podem ser multifatoriais e incluem traumas e gatilhos específicos para cada paciente.

A crise de choro que acontece sem um motivo é um sinal de que algo não está bem. Se você tem chorado mais do que o habitual e não consegue cessar as lágrimas, pode estar vivenciando uma depressão não diagnosticada, ou outro transtorno do humor.

Inspirar e expirar de forma profunda e discreta é o primeiro passo para controlar o choro. É possível respirar fundo sem que as pessoas percebam para se manter calmo diante de conflitos. À medida que o ar entra e sai dos pulmões a pessoa consegue se acalmar e se sentir relaxada.

A música mais triste do mundo é Gloomy Sunday (Domingo Sombrio, em tradução livre), do compositor húngaro Rezsõ Seress. Gravada em meados da década de 1930, a faixa também ficou conhecida como “Canção do Suicídio” ou “Música Húngara Suicida”.

Qual é a música mais triste de todos os tempos? De acordo com uma pesquisa recente com 2.000 adultos, a faixa de 1992 da banda norte-americana R.E.M. “Everybody Hurts” ocupa o primeiro lugar, seguida por “Nothing Compares 2 U” de Sinead O'Connor e “Tears in Heaven” de Eric Clapton.

Neste artigo são discutidas algumas situações onde a música pode gerar resultados negativos: escuta de um conteúdo associado a momentos difíceis na vida de uma pessoa; audição de algo que não gostamos; alteração do estado de consciência; aplicação em algumas patologias sem o conhecimento das características musicais ...

Ouvir uma música repetidamente por si só tem muito mais a ver com o seu momento especial de sensibilidade para determinada letra ou sonoridade, evocando os sentimentos que você quer aproveitar. Fique tranquilo. Não é um sinal de TOC, é um sinal de que você está vivo e adora música ou em especial esta música.

Anedonia musical é uma condição em que o individuo é incapaz de sentir prazer ao ouvir musica. Estudos apontam que são raros esses casos e que essas pessoas sentem prazer ao realizar outras atividades como comer, praticar atividade física e namorar.

Aquele que se arrepende e chora diante do Senhor é motivado a olhar para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Deus, no seu infinito amor, fala da alegria de chorar o choro do arrependimento, o choro pela sede de justiça, pelo desejo de ver estabelecida a paz no mundo e o amor entre os homens.

Os conjuntos que o executam são chamados de Regionais e os músicos, compositores ou instrumentistas, são chamados de Chorões. Apesar do nome, o gênero tem, em geral, um ritmo agitado e alegre, caracterizado pelo virtuosismo e improviso dos participantes.

Brasileirinho, de Waldir Azevedo
O choro, composto em 1947, é um dos maiores sucessos do gênero.

Amanda Wanessa