Fazia ou fazia dias?

Perguntado por: vmendes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Quando o verbo fazer se refere a tempo decorrido ou indica fenômeno atmosférico, apresenta-se como verbo impessoal, sem sujeito, devendo ser conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular. Assim, é correto dizer: faz quinze minutos, fazia dias, fez vinte anos,…

O “Fazia” pode ser usado para expressar a ideia de uma ação habitual no passado que não ocorre mais. Eu fazia tudo diferente quando era mais jovem. Ele fazia aulas de inglês na infância. Ela fazia todos os favores que eu pedia.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.

A forma faziapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de fazer] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de fazer] .

Por isso, o verbo deve sempre permanecer no singular. Faz dez dias que te conheci. Isso aconteceu faz seis meses.

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

Pretérito imperfeito: fazia, fazias, fazia, fazíamos, fazíeis, faziam. Pretérito perfeito: fiz, fizeste, fez, fizemos, fizestes, fizeram. Pretérito mais-que-perfeito: fizera, fizeras, fizera, fizéramos, fizéreis, fizeram.

Verbo fazer - Verbo irregular da 2ª conjugação.

Fazer é a forma do verbo no infinitivo.

A palavra fazia passa a ideia de algo, no passado, que o sujeito tinha o hábito de realizar. A palavra faria passa a ideia de algo que não foi concluído ou que pode acontecer.

Portanto, as duas formas estão corretas.

A forma correta é meio-dia e meia. Meia é um adjetivo e está no género feminino porque concorda com o nome feminino hora, que não é expresso mas está implícito: – Vou almoçar ao meio-dia e meia [hora].

Primeiro: De hoje a três dias correrá o prazo. Faz-se menção ao futuro. Por isso, não cabe o há, que indica tempo passado. Vamos à segunda: A multa foi imposta há três dias.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Ambas corretas! Fazem -se unhas= unhas são feitas.

2 estava, atuava, exercia, trabalhava, passava, operava, experimentava, alcançava, atingia. Verbo ter - Realizava algo: 3 tinha, presenciava, realizava, efetuava, efetivava, empreendia, implementava.