O que a música transmite para as pessoas?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Música provoca boas sensações, controla o emocional e melhora a atenção. A música estimula a produção de substâncias relacionadas ao prazer, além de regular nossos sentimentos e ajudar na concentração. Descubra como ela desenvolve os sentidos e provoca bem-estar. Os atributos da música dispensam questionamentos.

O ato de ouvir e aprender música desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, gera a sensação de bem-estar, facilita a concentração e o raciocínio, fortalece a memória, além de aperfeiçoar nossa noção de tempo e espaço.

A influência da música no comportamento humano e no consumo
De acordo com o estudo, a música pode estimular a concentração, excitação, relaxamento, ajudar a dormir e outros comportamentos humanos.

Sendo assim, a influência da música é tão grande que atua constantemente sobre nós. Seja acelerando ou retardando, regulando ou desregulando as batidas do coração, relaxando ou irritando os nervos, influindo na pressão sanguínea e no ritmo da respiração. É comprovado o seu efeito sobre as emoções e desejos do homem.

Por isso a música oferece diversos benefícios para a sua saúde, como:

  • Estimular a criatividade e ajudar a relaxar. Ouvir música pode reduzir os sintomas de ansiedade, isso acontece por conta da dopamina.
  • Melhora a comunicação e a socialização. ...
  • Aumenta a concentração. ...
  • Auxilia nos sintomas de insônia.
  • Diminui o estresse.

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

música contribui para a formação do caráter e da alma. Através dela, é possível aprovar os costumes nobres e condenar os maus.

Música, expressão fundamental da cultura humana, arte de combinar sons agradáveis ao ouvido humano, é uma experiência emocional socialmente compartilhada. É inegável que a música causa reações no corpo humano tanto emocional, como biológicas.

Diferentes tipos de música despertam diferentes emoções e evocam lembranças, provocando uma série de respostas no corpo humano. Assim, escutar música não é apenas lazer: a música pode ter efeitos terapêuticos e ser parte das estratégias de estímulo de áreas do cérebro que despertam os potenciais de aprendizagem.

Diversas pesquisas comprovam que a música não só faz bem para a alma, como também mantém o equilíbrio de nosso corpo. Ela pode nos fazer lidar melhor com problemas como stress, ansiedade, depressão, dores crônicas, entre outros distúrbios.

Como a música influencia a saúde do cérebro
Além disso, o GCBH sugere que ouvir ou executar música é uma maneira poderosa de estimular o cérebro, pois afeta diferentes regiões do órgão, incluindo aquelas envolvidas na audição, coordenação motora, atenção, linguagem, emoções, memória e habilidades de raciocínio.

A influência da música é tão grande, que ela atua constantemente sobre nós – acelerando ou retardando, regulando ou desregulando as batidas do coração, relaxando ou irritando os nervos, influindo na pressão sangüínea e no ritmo da respiração. É comprovado o seu efeito sobre as emoções e desejos do homem.

Por intermédio da música uma sociedade pode expor problemas sociais, questionar ações dos governantes e também sugerir melhorias para essas questões. Estimulando o cidadão a ter um papel cada vez mais ativo na sociedade.

Em qualquer lugar que você ler sobre música, irá encontrar a mesma definição: "a música é dividida em três elementos: melodia, harmonia e ritmo”. Mas o que é isso? Melodia é a organização simples de uma série de sons musicais, constituindo-se o elemento principal da música.

Isso acontece porque a música ativa o centro de prazer do cérebro, assim como o sexo e o chocolate, por exemplo. Ela libera dopamina e causa uma sensação de bem-estar e, por isso, tem sido usada por médicos, terapeutas e preparados físicos como tratamento de diversos problemas – e tem trazido ótimos resultados.