Qual a doença que o coelho transmite para o ser humano?

Perguntado por: ljordao . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Salmonelose. Causada por bactéria, a doença é transmitida por meio do contato com as fezes do animal. Nos seres humanos os sintomas são dor abdominal, febre e diarreia.

Apesar de se tratar de uma zoonose, poucos casos foram relatados em seres humanos. Toxoplasma gondii é transmitido ao coelho por via oral, a partir do contato com fezes de gatos que estejam eliminando oocistos, ou através da transmissão vertical.

Os coelhos devem passar por um veterinário assim que são adquiridos, pois podem transmitir doenças e infecções para humanos. Além disso, a veterinária diz que a família deve pesquisar sobre manejo, alimentação e cuidados especiais com o coelho antes de realizar a compra.

Assim como os cães e os gatos, em alguns casos, também é necessário administrar a vacina para coelho, pois esses peludinhos também contraem doenças que podem colocar a sua saúde em riscos.

Uma forma de prevenir esse mal no coelhário é com a manutenção sanitária das instalações, com a limpeza e desinfecção do local. Além disso, o alojamento dos coelhos deve permanecer seco e bem ventilado. A mixomatose é uma das doenças mais graves em coelhos.

Não use lascas de pinho ou cedro, pois essas madeiras são tratadas com óleos que podem irritar os pulmões do coelho. Não use caixas de areia à base de argila para gatos, nem areia higiênica granulada para gatos.

Posso dar banho em coelho? Caso se pergunte se coelhos tomam banho, saiba que esses peludos não podem ser lavados, pois o contato direto com a água leva o animal à hipotermia ou estado de choque. Além do mais, algumas doenças de pele podem aparecer no pet depois do banho.

Quando for limpar, não use produtos de limpeza com cheiro forte; Limpe o xixi e coco com papel e jogue dentro da bandeja, assim ele vai reconhecer seu cheirinho e perceber que ali é o banheirinho. Depois use vinagre branco para limpar o chão e neutralizar o cheiro.

A principal verminose que acomete coelhos é Taenia pisiformis.

A principal medida de prevenção da toxoplasmose é a promoção de ações de educação em saúde, principalmente em mulheres que estão em idade fértil e pessoas com imunidade comprometida. É fundamental manter uma higiene alimentar.

É uma enfermidade infecciosa aguda, descrita em animais pela primeira vez em 1910, cujo relato da primeira infecção humana foi em 1914. É uma doença de gravidade moderada, podendo se manifestar, quer como doença localizada, quer como doença sistêmica.

Pode pegar o coelho no colo
Sim, ele pode, mas também é preciso ter cautela, afinal, é possível que ele estranhe. Mais uma vez, o ideal é que ele seja acostumado desde pequeno. Para deixá-lo seguro, no começo, sente-se no chão. Coloque uma mão nas patinhas traseiras dele e, com a outra, segure a barriga.

E segundo coelhos adoram roer e, para piorar, eles amam madeira.

Use papel-toalha, papel higiênico ou jornal para absorver o xixi; Se a limpeza for no chão, passe um limpador perfumado usando um pano; Se for em um tapete ou estofado, coloque meia xícara de vinagre e 500ml de água em um frasco com spray e borrife o local afetado. Esfregue suavemente com um pano.

Entre as frutas que o coelho pode comer algumas vezes na semana, estão: banana, mamão, maçã, pera, melão, melancia, manga, abacaxi e muitas outras, desde que oferecidas com moderação.

Continuar lendo É perigoso ter coelho?