O que a Santa Bárbara gosta?

Perguntado por: esilva7 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Ela é uma santa que gosta de samba de roda, de muita gente participando das suas devoções nas ruas, nos candomblés; ou ainda em cada tabuleiro, quando é lembrada nas tradições orais que mostram as preferências da santa-orixá pelas comidas feitas com muito dendê, as comidas de 'azeite'.

Duas figuras místicas de mulher associam-se no vermelho da festa: a Santa Bárbara, mártir cristã da antiguidade, e a labá Iansã, orixá dos Iorubá.

A torre aparece ao lado dela ou no formato de sua coroa. Na mão direita ela traz uma espada e na esquerda, um cálice, símbolo do Cristianismo. O fato do pai ter sido morto por um raio faz crer que Bárbara tem o poder de controlar as tempestades e proteger seus fiéis dos raios e trovões.

Logo após sua morte, um raio fulminou seu assassino. Em função disso, Santa Bárbara passou a ser invocada contra tempestades, temporais e tormentas e como protetora contra os raios. Isso teria se passado no dia 4 de Dezembro, hoje dia dedicado à Santa.

Dia de Santa Bárbara: orações à santa. "Querida e amabilíssima Santa Bárbara, morro de medo de chuvas fortes, tempestades, trovões e quero ter meu corpo e meu lar protegidos por vós todos os dias. Por sua legião de fiéis que a veneram, peço por eles também e por mim, que a senhora venere e glorifique esse meu pedido.

Iansã

Orixá dos fenômenos climáticos, Iansã também é conhecida na Umbanda e no Candomblé como Oyá. No dia 4 de dezembro a Igreja Católica celebra Santa. Bárbara, protetora contra os raios e trovões.

A palma do martírio, a torre e a espada são atributos de Santa Bárbara que apontam para o Seu martírio. O cálice, a hóstia e o livro caraterizam-na como defensora da fé e a coroa pode aludir à sua origem nobre ou também ao martírio, ao triunfo sobre a morte.

A espada-de-santa-bárbara também carrega um valor simbólico na crença popular, atuando na proteção contra raios, trovões, tempestades e mau tempo. Vale destacar que essa é uma espécie tóxica para cães e gatos. Por isso, é recomendado mantê-la fora do alcance dos pets.

Abaixo, você encontrará a linda oração de Santa Bárbara para que o amor seja a essência de sua vida. Para fazer a oração do amor de Santa Bárbara, você pode acender uma vela branca ou vermelha num quarto bem silencioso, aproveitando de toda a serenidade e mansidão da vida.

No Brasil, popularizou-se o uso de três espécies: a Sansevieria zeylanica, autêntica espada-de-são-jorge, verde e rajada; a Sansevieria trifasciata, com bordas amareladas da raiz às pontas, que ficou conhecida como espada-de-santa-bárbara; e a Sansevieria cylindrica, a lança-de-são-jorge, com aspecto pontudo e ...

Iansã possui o domínio das tempestades e dos fenômenos climáticos, ela controla os ventos, as chuvas e os trovões. Por isso, durante as grandes chuvas, é muito propício a saudação para a deusa guerreira. Ela, porém, não possui o controle sobre os raios, já que esse elemento pertence ao seu esposo Xangô.

descrição. A Vela de 7 dias Santa Bárbara Branca é feita 100% com parafina, não possui aroma e não libera fumaça preta, permanece acesa por aproximadamente 7 dias, podendo variar de acordo com as condições de vento, umidade e temperatura.

vai cortar uma espada de Santa Bárbara em sete pedaços, acrescentar dois litros de água. e vai tirar todo o sumo da planta com as mãos. Fazendo estes movimentos.

Espada de São Jorge ou Santa BarbaraSete pedaços ferver por 3 mim. Coar os pedaços jogar de volta na naturezaE a água serve para limpeza de energias densas,pode usar para burifar na casa, escalda pés e para banho.

Representa também a rapidez de raciocínio (o raio), coragem, lealdade, franqueza, transformações materiais, avanços e luta contra as injustiças.

No Candomblé e na Umbanda, Santa Bárbara é sincretizada com Iansã, Orixá que rege as tempestades, ventanias, raios e trovões. Seu nome significa em iorubá a mãe do céu rosado, ou a mãe do entardecer, tendo nas tempestades, portanto, um símbolo das transições e mudanças na vida.

Santa Beatriz: perseguida por causa de sua beleza
A Rainha gostava de saber que sua dama de honra era elogiada e querida por todos. Todos falavam da jovem Beatriz, bela e carismática, atraente e virtuosa.