Qual é a Flor de Santa Bárbara?

Perguntado por: mbarros . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

No Brasil as espécies Dracaena zeylanica e Dracaena trifasciata são conhecidas em boa parte do país pelos nomes populares espada-de-são-jorge e espada-de-santa-barbara, respectivamente.

Sansevieria Trifasciata

São muitos os nomes dados a “Sansevieria Trifasciata” – língua-de-sogra, rabo-de-lagarto, espada-de-são-jorge, espada-de-santa-bárbara, espada-de-ogum, espada-de-iansã (quando bicolor). Ela é uma planta herbácea, tóxica e de origem africana.

A espada de Santa Bárbara é apenas uma das tantas variedades das Sansevierias e seu nome científico é Dracaena Trifasciata. É uma planta herbácea, suculenta e perene. As folhas formam uma roseta principal, são planas, grossas, coriáceas, em forma de espada, porém suas folhas possuem uma coloração amarelada.

Ela é uma santa que gosta de samba de roda, de muita gente participando das suas devoções nas ruas, nos candomblés; ou ainda em cada tabuleiro, quando é lembrada nas tradições orais que mostram as preferências da santa-orixá pelas comidas feitas com muito dendê, as comidas de 'azeite'.

São, portanto, plantas extremamente resistentes que se adaptam bem a qualquer ambiente e por isso ótimas soluções para casa, escritórios, varandas ou mesmo terraços com alguma sombra. Uma das espadas mais populares é a Espada de Santa Bárbara ou Sansevieria trifasciata var.

O agrião-da-terra, também chamado de erva-de-santa-bárbara, é uma pequena planta cujas folhas lembram em forma e sabor as folhas do agrião-da-água. Quando floresce, esta planta atinge de 30 a 90 cm de altura, mas durante seu período útil de cultivo geralmente não ultrapassa os 15 cm de altura.

Orixá dos fenômenos climáticos, Iansã também é conhecida na Umbanda e no Candomblé como Oyá. No dia 4 de dezembro a Igreja Católica celebra Santa. Bárbara, protetora contra os raios e trovões.

Própolis Santa Bárbara Extrato - Apresenta atividade anti-inflamatória, antibacteriana, cicatrizante, anestésica, antiviral, antifúngica e imunomoduladora.

Algumas espécies recomendadas são a rosa vermelha, a dália vermelha e a flor-de-lótus branca.

Enquanto que as ervas mornas e equilibradoras são: abre caminho, peregum verde amarelo, calêndula (flores), folhas de limão, romã (folhas a casca e o fruto), cipó caboclo, samambaias e gengibre.

Para as pessoas que seguem religiões de matrizes africanas, essa planta serve como um amuleto de proteção. Assim como a arruda e a aroeira. Conhecida pela proteção contra o mau-olhado, a espada de santa barbara é de fácil cuidado e muito versátil. Além disso, ela também purifica o ar eliminando toxinas presentes nele.

A espada-de-são-jorge e a lança-de-são-jorge, por levarem o mesmo nome, estão associadas à proteção das casas, enquanto a espada-de-santa-bárbara atua na proteção contra raios, trovões, tempestades e mau tempo.

Herbácea perene, acaule, de 70-90 cm de altura. Suas folhas são espessas, de cor verde escura no centro e amarela na borda toda.

Mas a espada de Santa Bárbara usada para banho é como uma armadura contra as investidas e energias ruins, mandadas ou criadas por você mesmo. É para quando você precisar de defesa e proteção absoluta, quando você se sentir perseguido, ameaçado, contra magias ou “coisas feitas” e também pensamentos negativos.

Protetora contra raios, trovões, tempestades e mortes repentinas. Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.

Regue cada maçã com o copo com mel e, então, reze nove Ave Maria, dizendo ao final de cada prece: "Santa Bárbara, me ajude. Abra meus caminhos no amor, dinheiro e saúde". O ritual é finalizado quando a vela de Santa Bárbara queimar até o fim.

Os mais comuns são a torre, a espada, o cálice e a palma. Outros atributos foram adicionados de acordo com a proteção que as pessoas atribuíam à santa.

Padeceu toda sorte de suplícios: foi queimada com grandes tochas e teve os seios cortados. Foi executada pelo próprio pai, que lhe cortou a cabeça com uma espada. Logo após sua morte, um raio fulminou seu assassino.