O que acontece se derrubar a bola 8 é A branca junto?

Perguntado por: rcosta . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Caso o jogador execute o movimento e derrube a bola (8) e a branca na mesma tacada também será considerado perdedor do jogo.

1. As situações seguintes serão consideradas como faltas que terão como penalidade a perda da vez e a retirada da menor bola do adversário da partida. Encaçapar a bola branca ("Suicidar-se"). Acertar a bola do adversário, após jogar o “bolão” na tabela e sem que tenha acertado qualquer de suas bolas antes.

Ao encaçapar a última das bolas de sua série e encaçapar simultaneamente a bola 8, a jogada será validada se o jogador "cantá-la". Ao atirar na bola 8 e a bola de jogo cair fora da mesa o jogador perderá a partida, mesmo que tenha bola(s) para ”Pagá-la".

6. Cada tacada poderá ser iniciada pela bola da vez, que em jogada normal será sempre livre de “castigo", ou por uma bola numerada sujeita a "castigo" (risco de perder pontos) de 7 pontos se não convertida. 7. Encaçapando a numerada em início de tacada deverá continuar a tacada na bola da vez.

Caso o jogador execute o movimento e derrube a bola (8) e a branca na mesma tacada também será considerado perdedor do jogo.

Se não acertar diretamente na bola do adversário, é uma bola, mas caso bater direto na bola do adversário e cair a bola branca, são duas bolas.

A bola encaçapada na saída identifica o grupo do jogador ativo, ficando o outro grupo para o adversário. Se duas ou mais bolas de diferentes grupos são encaçapadas na saída, o jogador da tacada deve escolher quais serão as suas, declarando a opção antes da tacada seguinte.

O pulso deve estar retilíneo para que a ponta do taco não fique se movimentando para cima nem para baixo. No momento de dar a tacada, prolongue o movimento e atinga a bola branca; 4° A cabeça é outro ponto importante: ao realizar o movimento anterior a tacada, tente colar o queixo no taco.

O fato é que crianças e adolescentes também podem praticar este jogo, sobretudo nas escolas, já que a sinuca é reconhecida, mundialmente, como esporte. Neste sentido, o jogo de sinuca foi reconhecido como esporte no Brasil, em 1988.

São quatro bolas vermelhas, quatro amarelas e uma branca (em alguns lugares as cores são diferentes, mas essas são as mais usadas). Os jogadores devem encaçapar (matar) as bolas de uma mesma cor batendo apenas na bola branca. Vence quem primeiro encaçapar todas as bolas da mesma cor.

bola branca

Deve usar a bola branca, a única na qual ele pode dar suas tacadas, impulsionando as bolas coloridas em direção as caçapas. São utilizadas sete bolas coloridas e uma branca. As coloridas tem valores (em pontos) diferentes, sendo a preta a de maior valor (7).

O objetivo do jogo é encaçapar as bolas coloridas em sequência, começando pela bola de menor valor até a de maior valor. O jogo termina quando todas as bolas forem encaçapadas ou a diferença de pontos entre os jogadores seja definitivo para a vitória antecipada de um destes.

Segurar a bola no máximo durante 3 segundos se estiver parado. Se estiver em movimento e sempre quicando a bola não tem um tempo determinado. Para o arremesso ao gol, tem que segurar a bola e dar os três passos.

Regra dos 5 segundos - Um jogador que está sendo marcado não pode ter a bola em sua posse (sem driblar) por mais de 5 segundos.

Situação difícil, né? Portanto, a expressão behind the eight ball (literalmente “atrás da bola oito”) significa estar em uma situação complicada, da qual não se vê saída. No português, temos uma expressão idiomática equivalente a essa: “em uma sinuca de bico”.

A chance de tirar uma bola branca é, portanto, de 33,33%.

regraPar ou Ímpar
Como existem 15 bolas numeradas, elimina-se, preliminarmente, a bola 1 para igualar-se o numero de bola de cada contendor, pois um deles terá que encestar as bolas impares ou pares. Será declarado vencedor o jogador o primeiro que conseguir as bolas que lhe couberam por sorte.

Identificamos se um número é par ou ímpar quando o dividimos por dois. Se o resto da divisão for zero, o número é par; caso contrário, é ímpar.