O que acontece se cair um pouco de gema na clara?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Mesmo um pingo de gema na mistura pode interferir no processo químico que cria as claras em neve. Da mesma forma, seque muito bem a tigela onde você for bater as claras, porque qualquer traço de óleo ou detergente pode desandar a mistura.

Quando as claras começarem a formar espuma, adicione uma pitada de sal. Isso ajuda a estabilizar as proteínas e a manter a forma da clara em neve; Continue batendo as claras em neve até que elas formem picos firmes e brilhantes.

No momento que você perceber que pode virar o recipiente e que as claras não caem ou escapam, elas estão prontas. Outra dica para verificar se as claras em neve estão no ponto certo é virar o recipiente onde foram batidas de cabeça para baixo e ver se elas ficam presas ao prato, sem que caia uma única gota.

As proteínas presentes na clara do ovo (principalmente a albumina) possuem a capacidade de absorver o ar. Quando batemos as claras (com um garfo ou uma batedeira) nós notamos que vão surgindo grandes bolhas, certo? Conforme continuamos a bater, as bolhas diminuem de tamanho e o volume total vai aumentando.

Se pensarmos nas claras e nas gemas, a ciência nutricional ainda diverge para saber qual é melhor para comer no dia a dia. Contudo, historicamente, a clara é considerada mais saudável para o consumo, pois possui menos calorias.

Em geral, a parte branca do ovo é a melhor fonte de proteína, com muito poucas calorias. A gema de ovo carrega o colesterol, gorduras e a maior parte das calorias em geral. É muito importante perceber que quase todos os nutrientes estão contidos na gema. Ou seja, não descarte a gema.

Quando falamos em gases, lembramos daquele cheiro forte e característico de enxofre associado ao consumo de ovo. De fato, a proteína presente na clara do ovo possui enxofre em sua composição.

Para a clara em neve a temperatura dos ovos importa e eles precisam de estar em temperatura ambiente. Deixe pelo menos algumas horas fora da geladeira antes mesmo de separar a gema das claras.

Clara em neve no liquidificador
Para começar, você deve separar bem as gemas e, então, despejar as claras no liquidificador. Bata em velocidade alta por cerca de 2 minutos (ou até atingir a consistência desejada). O ideal é que você vá aumentando a velocidade do aparelho, até atingir a mais elevada, em poucos segundos.

Acrescentar uma pitada de sal aos ovos ajuda a dar estabilidade ao creme durante o preparo.

significa que o açúcar já absolveu.

Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Como saber se o ovo está bom: teste da água
Pode ser um copo ou uma vasilha funda. Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água.

A clara contém 16 calorias, já a gema tem, em média, 54 calorias. A gema tem 5 gramas de gorduras totais e colesterol e carboidrato também só estão presentes nela.