O que acontece se comer comigo-ninguém-pode?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

A planta “comigo-ninguém-pode”, por exemplo, é encontrada com muita freqüência nas residências, nos jardins ou em vasos. A ingestão dessa planta pode causar edema das membranas mucosas, provocando dificuldade de deglutição. Se o edema for intenso, a vítima corre risco de vida devido à total obstrução das vias aéreas.

Ao ingeri-la, ocorrem dor, inchaço da língua e lábios, salivação intensa e dificuldade para deglutir. Podem surgir ainda náuseas, vômitos e diarreia. Em casos mais graves, podem ocorrer edema na glote, obstrução da laringe e consequente dificuldade respiratória, que pode levar à morte.

Apesar de ser encontrada em vários locais, ela é extremamente tóxica e não deveria ficar próxima de crianças. Nessas plantas existem substâncias conhecidas por cristais de oxalato de cálcio, que, nessa espécie, são encontrados na forma de ráfides (nome dado a esses cristais com forma de agulha).

O inchaço do sistema digestório pode levar à obstrução do sistema respiratório, ocasionando dificuldade para respirar e, algumas vezes, a morte. Em caso de intoxicação por comigo-ninguém-pode, é fundamental procurar ajuda médica.

Por que a minha comigo-ninguém-pode está morrendo? Se as folhas estiverem caídas, a planta pode estar recebendo muito pouca água. Se as folhas caírem sem amarelecer primeiro, sua planta pode estar com muito frio.

Plantas com Ação com Indução de Convulsões
A toxicidade pode se manifestar até 15 minutos após aexposição. Os efeitos leves incluem desconforto gastrintestinal, seguido porbradicardia. Pacientes graves evoluem com hipotensão, dificuldade respiratória,convulsões e até óbito.

“Diferentes partes de uma planta, em geral, apresentam diferentes substâncias químicas ou diferentes concentrações da mesma”, explica a veterinária. Sendo assim, se o seu cachorro comeu planta tóxica, o que fazer é procurar imediatamente um veterinário, independentemente da gravidade dos sintomas!

Ela possui componentes conhecidos como glicosídeos cardiotóxicos que causam intoxicação. Essa intoxicação envolve problemas neurológicos, tais como dor de cabeça, tontura e confusão mental, e até mesmo cardíacos, como arritmias e bradicardias. Além disso, sua ingestão pode causar cólicas, diarreia, náusea e vômito.

Mas além desses cristais, a Comigo-ninguém-pode tem outros componentes químicos que são tóxicos, causando por exemplo, alterações neurológicas. Intoxicações e envenenamentos são urgências, e precisam de suporte médico veterinário."

Alimentos Chocolate, pimenta, alho, cebola, café, carambola, macadâmia, cascas e folhas de abacate, sementes de maçã e pera são alguns dos alimentos que podem envenenar cães e gatos. Animais Aranha, algumas espécies de formiga, vespa, abelha, escorpião e cobra são exemplos de animais nocivos para os pets.

A planta comigo-ninguém-pode, por exemplo, é muito utilizada como planta ornamental e pode provocar irritação na pele em qualquer indivíduo que entrar em contato com ela. Outro tipo de fitodermatose é a queimadura provocada por limão, que se manifesta geralmente como lesões avermelhadas e até bolhas.

Por que a planta comigo ninguém pode chora? Assim como os animais, algumas plantas, como a comigo ninguém pode também perdem água por transpiração. Quando transpiram, as gotas de água que se formam nas folhas, escorrem e transmitem a impressão de que elas estão chorando.

A planta 'espirradeira' lidera o ranking das venenosas junto com a 'comigo-ninguém-pode'. Comer qualquer parte dela pode levar à parada cardíaca e à morte.

Algumas plantas, como crotalária, erva cavalinha, kava-kava, cáscara sagrada e chaparral são potencialmente prejudiciais ao fígado. No entanto, o chá verde merece atenção especial, pois possui uma substância chamada catequina que, em grandes concentrações, causa a morte de células do fígado.

O óleo de mamona (ou olho de rícino), velho conhecido de quem sofre de prisão de ventre, é produzido a partir dessas sementes. Mas é justamente por causa da proteína ricina que a planta tem a reputação de ser a mais venenosa do planeta.

Há explicações biológicas que indicam como e por que algumas plantas morrem: pode ser por falta de água, excesso de sol, terra sem nutrientes, produtos tóxicos no ambiente e outros motivos. No entanto, esotéricos e espiritualistas afirmam que, em alguns casos, as plantas morrem não por fatores físicos, mas espirituais.

Água demais, água de menos, sol em excesso, falta de adubo e de podas. Identificamos os erros mais comuns de jardinagem e apresentamos soluções práticas para você contornar cada um deles.