Porque ninguém come cavalo?

Perguntado por: uleiria9 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Segundo a antropologia, por uma questão eminentemente cultural: os ocidentais não comem as carnes daqueles animais aos quais dá nome e trata como se fossem da família. Por isso, não se come carne de cavalo, cachorro ou gato. De certa forma, cavalo é um animal de estimação.

A matéria-prima da salsicha que vai no cachorro-quente brasileiro são carnes suína, bovina e de frango. Só que nada de carne de primeira - o que entra na composição do alimento são aquelas partes menos nobre, que sobraram da fabricação de outros produtos.

"O gosto da carne de cachorro é similar ao da de carneiro, é muito suculenta e, se preparada corretamente, é muito gostosa, acrescenta ele.

Como os urubus conseguem comer carne podre? Os cientistas ainda não desvendaram totalmente esse mistério, mas acreditam que os urubus se deliciam com comida estragada sem passar mal graças ao seu sistema imunológico e ao potente suco gástrico secretado por seu estômago.

São três estados que contam com frigorífico: Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. No Estado, o abatedouro fica em São Gabriel, na região das Missões. Até o mês passado, a exportação de carne de equídeo tinha movimentado US$ 12,5 milhões. A Bahia é o maior exportador, responsável por 73% da produção nacional.

O quilo custa em média R$ 25 reais, dependendo dos cortes, que são bem parecidos com os do boi. A carne de cavalo brasileira é vendida para a França, a Bélgica, a Itália, a Rússia, a Suíça e o Japão.

Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil exportou 2,3 toneladas de carne de equinos — cavalo, jumento e mula no ano passado —, 13% a mais do que em 2011. Essa carne é consumida na Bélgica, Holanda, Itália, Japão e Estados Unidos.

Em muitos países, comer carne de cavalo é extremamente normal. Além disso, há inúmeras nações que consideram tal carne uma verdadeira iguaria. México, Suíça, Cazaquistão, Bélgica, Japão, Alemanha, Indonésia, Polônia e China estão entre os países em que a carne de cavalo é apreciada.

A mortadela tradicional, que é chamada de bolonha, é feita apenas de carne bovina, suína e temperos – nada mais. A proporção das carnes é de 70% bovina e 30% suína. Os cortes já chegam embalados e apenas os melhores são usados na fabricação da mortadela. No caso, dianteiro bovino e paleta suína.

Na Itália, a mortadela de cavalo é uma especialidade do Lácio, região em que se encontra Roma. É um produto caro, feito por artesãos locais. Não existe razão para se comer boi e ter nojo de carne de cavalo.

Mortadela (em italiano, mortadella) é um enchido ou embutido feito de carne de bovinos, suínos, de aves e de cubos de gordura. Os temperos geralmente usados incluem pimenta preta (inteira ou moída), murta, noz moscada e coentro.

A original contém carne de porco de boa qualidade, sal, pimenta-do-reino inteira, pistaches e pequenos cubos de gordura de porco, que vêm da papada do animal. Essa mistura da carne, junto aos demais ingredientes, é embalada em bexiga de porco ou boi para ser cozida em um forno grande.

"Comer carne de gato é melhor do que comer a de cão porque a carne é mais doce, mais macia do que a do cão", disse Thien. Um gato sai entre 50 e 70 dólares, dependendo do tamanho e do modo de preparo. Muitos donos de gatos que arriscam deixar seus bichanos soltos estão fartos de perder seus animais.

Os felinos domésticos ainda são bastante parecidos com os silvestres. É na base, ponta e lados da língua que estão as papilas responsáveis por permitir que os felinos percebam e sintam o gosto dos alimentos. Porém estas papilas são diferentes das nossas (humanos) e não identificam o sabor doce.

Coelhos. Pode ser fofinho, mas a carne de coelho é muito apreciada e também está legalizado para abate no país. O Ministério da Agricultura afirma, contudo, que não é muito comum o abate dos leporídeos (grupo que também inclui lebres).

“Na natureza, os urubus se alimentam de matéria orgânica em decomposição, e o lixo que o ser humano produz acaba se tornando algo próximo disso em seu novo habitat”, justifica. Outro fator importante para a escolha desses animais foi a grande distância percorrida em seus voos diários.

O ovo de urubu é comestível? Todo este cenário não é animador para quem pensa em comer o alimento gerado por esta ave, não é mesmo? Porém, podemos garantir que o ovo de urubu é comestível. Inclusive, não há restrições científicas sobre a ingestão de ovos, independente da ave em questão.